Ícone do site ARKA Online | Notícias

Como fazer um certificado digital: tudo que você precisa saber!

Certificado Digital

Certificado Digital

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você tem um negócio ou está iniciando um, com certeza encontrará a necessidade de fazer certificado digital. Porque esse é um dos passos que um empreendedor precisa dar para iniciar um novo negócio.

Esse artigo vai te mostrar como fazer um certificado digital para sua empresa. Você conhecerá também a importância e os tipos disponíveis. Leia até o final!

O que é um certificado digital e para que serve?

Um certificado digital é um documento eletrônico que permite que uma pessoa física ou jurídica se identifique na Internet e assine digitalmente o documento. É a identidade digital de uma empresa.

Os documentos assinados com certificados digitais são legalmente válidos em instituições públicas, prefeituras e poder judiciário. Dito isso, assinar documentos dessa maneira é tão seguro quanto assiná-los pessoalmente — e as empresas são protegidas da mesma forma.

A principal vantagem de obter um certificado digital é que ele permite emitir documentos oficiais, assinar documentos e obrigações ao governo, eliminando toda a burocracia e reconhecimento de firma. Ou seja, os certificados digitais reduzem a burocracia.

Além de assinar documentos, os certificados digitais podem:

Como fazer um certificado digital: saiba o que é uma autoridade de certificação

Antes de saber como obter um certificado digital, é necessário saber o que é uma autoridade certificadora (AC) e como escolher uma.

Como o nome sugere, uma autoridade de certificação é a entidade responsável pela emissão de certificados. Além disso, ela pode atualizar, revogar e gerenciar arquivos para candidatos e outras ACs sob seu comando.

Cadeia de certificação digital no Brasil

Certificado Digital

No Brasil, a cadeia é supervisionada pelo Conselho Gestor do ICP-Brasil e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), considerado AC-Raiz, que impõe as regras que todas as ACs devem seguir. Essas, por sua vez, reconhecem as Autoridades de Registro (ARs).

O que considerar ao escolher uma autoridade de certificação?

Para manter suas transações seguras, você precisa escolher uma autoridade de certificação confiável. Para isso, certifique-se de que seja aprovado pela ICP-Brasil.

Saiba como fazer um Certificado Digital

Solicitar um certificado digital é mais fácil do que parece. Após selecionar uma autoridade de certificação, você deve solicitar o certificado. O processo é rápido e fácil – basta visitar o site da AC de sua escolha.

Depois de se inscrever, você deve pagar a taxa e enviar a documentação

O valor da taxa varia de acordo com o tipo e a duração do certificado digital solicitado. Tanto o recebimento quanto o pagamento das taxas podem ser feitos digitalmente.

É necessário, ainda, enviar os documentos digitalizados, caso essa tenha sido sua opção.

Agendamento para emissão do certificado

O próximo passo é agendar o atendimento presencial ou digital na AR mais conveniente. O agendamento deve ser feito com o agente da AR escolhida. Tudo muito prático!

Comparecer na AR ou atender o agendamento digital

Compareça à AR selecionada no horário agendado ou atender a chamado por videoconferência. Será solicitado alguns passos previamente esclarecidos pelo agente.

Após a verificação dos documentos e a confirmação da identidade do requerente, é emitido um certificado digital. O processo é rápido!

Pronto pode começar a usar

Após a verificação, seu certificado digital será entregue na mesma hora, seja ele um certificado físico ou um certificado digital.

Tipos de Certificado Digital para a sua empresa

O certificado digital de uma empresa vem em dois formatos:

Além do formato, os certificados variam de acordo com sua finalidade. Estes são os principais tipos:

Leia sobre 5 livros sobre empreendedorismo para você ter uma gestão de sucesso

Qual a importância do certificado digitai para uma empresa

Agora que você já sabe como fazer um certificado digital, é hora de entender melhor a importância desse documento para sua empresa. Em primeiro lugar, deve-se dizer que é obrigatório em alguns casos.

Todas as empresas que operam no regime de Lucro Presumido e Real são obrigadas a possuir certificados digitais. Para o regime do Simples Nacional, este documento é obrigatório apenas em algumas cidades.

Além disso, toda empresa com funcionários deve ter um certificado digital para funcionar dentro da lei. Isso porque este documento é necessário para cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial.

Também há benefícios na emissão de documentos para empresas que não exigem certificados digitais. Principalmente segurança, pois o documento elimina o risco de fraude na transação.

Além disso, você economiza tempo e dinheiro gastos na impressão de documentos, reconhecimento de formas e outros procedimentos burocráticos. Os certificados digitais também trazem agilidade e praticidade na assinatura e emissão de documentos, e ainda permitem a automação de determinadas tarefas.

ARKA Online, uma Contabilidade que pode ajudar sua empresa!

Criamos a contabilidade online para ajudar sua empresa de forma prática e de baixo custo. Conquistamos clientes de todas as categorias, porque nossos clientes veem na prática quanto benefício e quanta comodidade a tecnologia traz. Além de ser econômica, nossa mensalidade realmente combina com você e inclui várias facilidades para empreendedores.

Se você quiser saber como funciona a contabilidade online, entre em contato com a ARKA Online. Você será direcionado a um profissional competente que responderá todas as suas dúvidas.

Por fim, convido-o a solicitar aos nossos contatos uma proposta personalizada à medida da sua realidade empresarial. Você receberá tudo explicado detalhadamente incluindo prazos, valores, benefícios e tudo mais.

Além disso, nossa equipe de atendimento é treinada e motivada para ajudar. Enfatizamos o atendimento diferenciado para te ajudar muito da forma que você merece.

Solicite uma proposta ou entre em contato por um dos nossos canais de comunicação!

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas