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Regime Automotivo na Reforma Tributária: entenda o benefício da CBS para o setor automóvel

Regime Automotivo na Reforma Tributaria entenda o beneficio da CBS para o setor automovel

Tempo de leitura: 4 minutos

A reforma tributária brasileira vem ganhando destaque, e um dos pontos centrais é o regime automotivo previsto na Lei Complementar 214/2025 (LC 214). Com ele, o setor automotivo recebe incentivos ligados à Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), com o objetivo de promover inovação, sustentabilidade, regionalização da produção e atração de investimentos. Neste artigo, você vai entender o que esse regime significa, quais são as regras principais, a quem se aplica e quais os impactos para a indústria automotiva. Vamos lá!


O que são os regimes diferenciados da CBS

Na LC 214, além da tributação “regular” da CBS, foram previstos regimes diferenciados e específicos para setores estratégicos. Esses regimes funcionam como tratamentos tributários especiais — alíquota reduzida ou até crédito presumido — para fomentar determinadas atividades econômicas. Para o setor automotivo, há um regime automotivo específico, que se baseia em dispositivos anteriores (IPI, PIS/COFINS) e agora será ajustado à CBS.


Principais pontos do regime automotivo

Âmbito e finalidade

O regime automotivo previsto no artigo 309 da LC 214 concede crédito presumido da CBS para projetos habilitados até 31 de dezembro de 2032, segundo as regras estabelecidas. Ele é direcionado a fabricantes de veículos em regiões Norte, Nordeste e Centro‑Oeste, como continuidade de incentivos regionais para o setor automotivo brasileiro.

Requisitos de produção e tecnologia

Para se beneficiar, a empresa deve cumprir critérios como processo produtivo básico no país (nacionalização), investimento mínimo em P&D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) relativos ao crédito presumido, e produzir veículos com nova tecnologia (elétricos, híbridos, ou de combustão usando biocombustível) conforme a lei.

Incentivo à sustentabilidade e regionalização

Além de estimular a produção automotiva, o regime busca:

Escadinha e prazo

O regime antigo venceria em 31 / 12 / 2025, mas foi prorrogado para até 2032. Entretanto, ao longo dos anos, a alíquota/benefício vai diminuindo para que o setor assuma maior parte da carga por si só.

Limitações no uso do crédito

O crédito presumido da CBS não pode ser transferido entre estabelecimentos de uma empresa nem ressarcido como dinheiro: ele se aplica à compensação da própria CBS a pagar. Isso ajuda a evitar concorrência desleal e uso indevido do benefício.


Por que isso importa para a indústria automotiva e para o Brasil


Desafios e pontos de atenção


Conclusão

O regime automotivo da LC 214 representa uma peça estratégica da reforma tributária brasileira: ao conceder crédito presumido da CBS para projetos automotivos, com foco em sustentabilidade, inovação e regionalização, o Brasil busca impulsionar o setor automotivo de modo competitivo e alinhado ao futuro. Se você atua na indústria automotiva, ou acompanha esse setor, vale observar os prazos, requisitos e oportunidades que surgem. Em suma: é mais do que um benefício fiscal — é uma aposta no futuro da mobilidade e da indústria nacional.

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