A Lição Chinesa para o Brasil: Um Estudo sobre o Sucesso Econômico

Tempo de leitura: 2 minutos

A China, uma das maiores potências econômicas do mundo, tem uma história de sucesso que pode oferecer lições valiosas para outros países, incluindo o Brasil. O livro "Como a China Escapou da Terapia de Choque", da economista alemã Isabella M. Weber, explora esse fenômeno, destacando aspectos cruciais que contribuíram para o crescimento chinês.

Reformas Guiadas pelo Estado

A China conseguiu implementar reformas econômicas bem-sucedidas através de um processo sutil de consultas e gradualismo experimental. A famosa frase "A mão invisível [do mercado] foi introduzida sob a orientação da mão visível [do Estado]" resume essa abordagem. Enquanto muitos países falharam ao tentar essa estratégia, a China teve sucesso devido à qualidade de suas decisões, tomadas após consultas cuidadosas.

Diálogo entre Diferentes Correntes de Pensamento

O sucesso chinês também se deve à abertura ao diálogo entre diferentes correntes de pensamento econômico. Os economistas chineses ouviam desde ex-defensores da ortodoxia stalinista até liberais como Milton Friedman. Essa abertura permitiu uma transformação do modelo maoísta através de um gradualismo experimental, promovendo uma convergência de ideias.

Lições do Passado e a Virada Gradual

A China aprendeu com seu passado turbulento, incluindo a Revolução Cultural (1966-1976) e a fome que matou milhões. Figuras que haviam sido desterradas ou presas durante a Revolução Cultural surgiram como líderes no renascimento da China. A virada gradual permitiu que o país virasse o modelo maoísta de cabeça para baixo, sem causar choques abruptos na economia.

Conexão com o Brasil

Em um artigo publicado na Folha de S.Paulo, é mencionado uma entrevista de Weber ao repórter Mario Sergio Conti, que será transmitida na GloboNews, onde serão reveladas conversas de chineses com o então ministro Delfim Netto nos anos 80. Isso pode oferecer mais insights sobre a relação entre a China e o Brasil durante esse período.

Conclusão

O estudo de Weber sobre a economia chinesa oferece uma análise profunda e erudita que pode servir como uma lição para outros países em busca de crescimento e estabilidade econômica. A abordagem chinesa, caracterizada por consultas cuidadosas, gradualismo experimental e abertura ao diálogo, demonstra a importância de uma estratégia bem pensada e flexível. O Brasil e outros países podem encontrar inspiração nesse modelo, buscando adaptá-lo às suas realidades e desafios específicos.

Leia: Impulsionando a Educação Superior no Brasil: Governo Lança Título Educa+ para Facilitar o Acesso ao Ensino Universitário