Saiba como identificar um ativo imobilizado na sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Procurar saber identificar o ativo imobilizado em sua gestão é um fator preponderante no mercado atual. Todos os recursos tangíveis essenciais para o processo produtivo de uma empresa precisa ser organizado, orientado e utilizado da melhor forma possível para a geração de melhores resultados.

Seja em uma empresa de prestação de serviços, indústria para a produção de produtos e até mesmo em pequenos negócios, todos os recursos e ferramentas para a transformação de matéria-prima e força de trabalho dedicada para a geração de receita deve ser sempre valorizada pela empresa.

Na prática, quando nos referimos a esse tipo de ativo estamos lidando com máquinas industriais, computadores, loja física e demais partes de um patrimônio de uma empresa existente para a produção.

Neste artigo falaremos mais sobre o conceito principal desse tipo de ativo e sua importância no processo de geração de oportunidades e de renda para diferentes perfis de empresas.

O que é ativo imobilizado?

Ativo Imobilizado
Ativo Imobilizado

Refere-se a todo tipo de bem que uma determinada empresa ou corporação possui em seu patrimônio, sendo ele, de suma importância para o funcionamento do negócio e manutenção das atividades produtivas.

Geralmente, esse tipo de ativo é considerado como um recurso tangível ou físico, podendo ser, por exemplo, um automóvel, equipamento de produção, conjunto maquinário de uma indústria, terreno e outro tipo de imóvel.

A classificação

Para esse tipo de ativo ser considerado como “imobilizado”, o patrimônio deve apresentar vida útil de no mínimo um ano, mas caso tenha uma vida de menos de doze meses, ele precisará ter valor a partir de R$ 1.200,00 reais.

Exemplos

Dentre os principais exemplos de ativo imobilizado podemos citar edificações, móveis, máquinas de produção, equipamentos, utensílios, ferramentas em geral, computadores, terreno em processo de instalação ou de reflorestamento e demais estruturas de produção e instalação.

Importante para a empresa

O ativo imobilizado apresenta profunda importância para diferentes tipos de investidores conseguirem calcular e especificar o nível monetário de uma empresa ou corporação a ser avaliada com posse de seus ativos.

Quando uma empresa possui amplo acesso aos seus dados financeiros, ela perceberá que sempre investe em ativo dessa natureza do que em comparação com o ativo circulante, mas na cultura organizacional ter excesso de ativos imobilizados poderá se tornar em um ponto negativo, tornando a gestão de recursos mais engessada e menos flexível.

Definição técnica

Ao pesquisarmos pela definição de ativo imobilizado no contexto da Normatização do Pronunciamento Contábil CPC 27, ele pode ser conceituado como um bem tangível, mantido para a produção e dedicado para o fornecimento de produtos finalizados bem como desenvolvimento de prestação de serviços para diferentes finalidades.

Ainda em seu conceito técnico é uma ferramenta que pode ser utilizada para mais de um período.

Ele não inclui a existência de ativos intangíveis como patentes, softwares e marcas, pois no conceito do “imobilizado” abrange somente bens físicos. No caso de bens ativos físicos já desativados ou fora de uso, estes poderão ser considerados pela contabilidade como “ativo mantido para venda ou liquidação”.

Em outra linha, outros tipos de ativos físicos como terrenos e imóveis mantidos para geração de renda por meio de ativos biológicos ou agronegócio precisarão ser mantidos separados do imobilizado.

A mensuração

Ao reconhecer um ativo imobilizado, o processo de mensuração inicial do valor envolvido deve partir do custo já calculado. E esse tipo de custo precisa considerar o preço de aquisição, acrescendo o valor dos impostos com a dedução de descontos comerciais com abatimentos.

Também precisa abranger custos atribuídos para a inserção do ativo no local e com as condições necessárias. Além de inserir também uma estimativa de custos para o processo de desmontagem e processo de remoção no ponto final de vida útil do equipamento.

Depois de reconhecer o valor do ativo imobilizado todo esse dado precisará ser novamente mensurado em planilha a cada período. Mas, em algumas situações, a legislação não aceita que seja realizada uma mensuração considerando o valor justo do ativo.

Processo de depreciação

Sabemos que todo ativo dedicado para a produção ou geração de renda pode sofrer com processo de depreciação (perda de valor de mercado ou de uso) ano após ano.

Mas, de forma conceitual, a depreciação pode ser considerada como um processo de perda de valor de um bem partindo de seu uso, incluindo desgaste natural ou estado de obsolescência, sendo a depreciação considerada no decorrer da vida útil do ativo.

Como medir a vida útil do ativo?

A vida útil do ativo pode ser medida a partir da expectativa de tempo de uso que a corporação pretende realizar. Por outro lado, a quantidade de unidades a serem produzidas através de determinado ativo pode também fazer parte do cálculo da expectativa de vida útil do ativo.

Ativo Imobilizado
Ativo Imobilizado

As observações a respeito da vida útil de um ativo imobilizado pode e deve considerar as premissas físicas como o processo de desgaste de uso, o processo funcional que pode gerar perda de valor de mercado de determinado equipamento, e por fim as condições periódicas que envolve o abandono do ativo ou sua perda de função no local produtivo da empresa.

Conclusão

Portanto, ao apresentarmos os conceitos abrangentes e técnicos de ativo imobilizado, podemos considerá-lo de forma mais estratégica e dedicada para o fator produtivo de uma empresa, instituição ou corporação de grande atuação no mercado.

Lembramos que todo tipo de ativo pode sofrer alterações de qualidade ou de vida útil com o passar do tempo, com a sua realocação de função ou local, além de outros fatores que podem elevar ou reduzir a sua importância e valor nos processos produtivos da empresa.

Em muitos casos, quando a empresa sente a necessidade de adquirir novos equipamentos, por exemplo, ela pode aproveitar os equipamentos antigos para vender por um valor menor, cujo recurso financeiro poderá ajudar a adquirir maquinário renovado.

Em todos os casos, os gestores e contadores precisarão sempre documentar o processo de desgaste e de avaliação do recurso ou da ferramenta em tempo hábil.

Leia também: Entenda o que é a revisão da vida toda, confirmada hoje (1) pelo STF.

ARKA Online Contabilidade