Aumento no Diagnóstico de Transtornos Mentais em Crianças Requer Cautela

Tempo de leitura: 2 minutos

O recente aumento no diagnóstico de transtornos mentais em crianças tem gerado preocupações entre os especialistas. Alguns temem que esse aumento se deva a um superdiagnóstico, enquanto outros acreditam que seja simplesmente um reflexo de métodos de diagnósticos aprimorados.

Um dos transtornos mentais mais comuns em crianças é o transtorno do espectro do autismo (TEA). De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a prevalência do TEA em crianças de até 8 anos aumentou de 1 em 150 em 2000 para 1 em 36 em 2020. Esse aumento tem sido atribuído a diversos fatores, incluindo métodos diagnósticos aprimorados e maior conscientização sobre o TEA.

Outro transtorno mental comum em crianças é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A prevalência do TDAH em crianças de 4 a 17 anos é estimada entre 5% e 11%. O TDAH é caracterizado por sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade.

O aumento no diagnóstico de transtornos mentais em crianças tem levantado preocupações sobre o superdiagnóstico. Isso ocorre quando uma pessoa é diagnosticada com um transtorno mental sem, na realidade, possuía-lo. O superdiagnóstico pode levar a tratamentos necessários e ter um impacto negativo no desenvolvimento da criança.

No entanto, também é possível que o aumento no diagnóstico de transtornos mentais em crianças seja simplesmente um reflexo de métodos de diagnósticos aprimorados. No passado, os transtornos mentais muitas vezes eram subdiagnosticados. Contudo, com o desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e o aumento da conscientização sobre os transtornos mentais, é mais provável que crianças com problemas de saúde mental sejam identificadas e diagnosticadas.

É importante destacar que não há uma resposta única para a questão de se o aumento no diagnóstico de transtornos mentais em crianças se deve ao superdiagnóstico ou a métodos de diagnósticos aprimorados. A resposta provavelmente varia dependendo do transtorno mental específico e dos critérios diagnósticos utilizados.

A melhor maneira de garantir que crianças que estejam enfrentando problemas de saúde mental recebam o diagnóstico e tratamento qualificado é consultar um profissional qualificado da área de saúde mental.

Leia: Técnicas de Respiração para Reduzir o Estresse e a Ansiedade