Auxílio-doença: Um direito legal do trabalhador

Tempo de leitura: 4 minutos

O auxílio-doença é um benefício concedido pelo INSS aos segurados que ficarem incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos. O pagamento do auxílio-doença é feito até o dia em que o segurado voltar a trabalhar, ou até que seja comprovada a sua morte.

O auxílio-doença é um direito assegurado pela Constituição Federal a todos os trabalhadores brasileiros, inclusive os autônomos. Para ter direito ao benefício, o segurado precisa cumprir alguns requisitos, como ter contribuído para o INSS por pelo menos 12 meses e estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos.

Neste artigo, vamos abordar os principais pontos sobre o auxílio-doença: como funciona, quem tem direito e como solicitar o benefício.

Quem paga o auxílio-doença?

Os benefícios e direitos previdenciários são pagos mensalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Os repasses envolvem, entre outros, as aposentadorias, as pensões e os auxílios. Alguns deles possuem modalidades, como é o caso das aposentadorias e dos auxílios.

O objetivo do INSS é garantir o pagamento de todos os benefícios previdenciários à população. Isso significa que os direitos são assegurados para todos os brasileiros, sejam eles trabalhadores da iniciativa privada ou servidores públicos.

Os pagamentos são feitos mensalmente para que os beneficiários consigam ter uma vida digna e tranquila. O Instituto busca sempre atender às necessidades da população e oferecer um serviço de qualidade.

Existem diferentes tipos de auxílio, mas o que vamos falar aqui é do auxílio-doença. Esse auxílio é destinado exclusivamente para quem está passando por um problema de saúde temporário.

Dessa forma, você pode contar com ele para receber uma ajuda financeira durante esse período mais difícil. O auxílio-doença é um direito garantido pela Constituição Federal e, por isso, você não precisa se preocupar em ficar sem renda enquanto estiver doente.

No entanto, para receber o benefício, é necessário cumprir com algumas regras estabelecidas pelo instituto. Uma das principais é estar afastado do trabalho por motivos de saúde.

Vale a pena lembrar que o auxílio-doença é uma maneira de o trabalhador continuar recebendo uma renda enquanto ele se recupera da doença. Isso significa que ele não precisa ficar totalmente desamparado durante esse período.

Por isso, se você está passando por um momento difícil e precisa de uma ajudinha para manter as finanças em dia, procure o INSS e verifique se você tem direito ao auxílio-doença. Esse dinheiro será muito útil no momento em que você mais precisar!

Requisitos para solicitar o auxílio-doença

Os benefícios do INSS são extremamente importantes para os trabalhadores que estão com problemas de saúde e precisam se afastar temporariamente do trabalho. É essencial que todos conheçam os requisitos para ter acesso a esse tipo de benefício, pois ele pode ser de grande ajuda no momento em que se está passando por dificuldades.

Alguns dos principais requisitos são ser contribuinte e ter feito as contribuições necessárias para entrar na qualidade de segurado. Outro ponto importante é o afastamento superior a 15 dias, já que até esse período a responsabilidade é do empregador. Quem estiver enquadrado nessas condições deve procurar a Previdência Social o quanto antes para solicitar o auxílio.

Se você está passando por dificuldades para conseguir o auxílio-doença, saiba que é possível fazer a requisição para receber o benefício. Para isso, é preciso ir até uma agência do INSS e passar por uma perícia médica.

Esse processo será fundamental para avaliar a sua saúde e definir se você terá direito ao recebimento. É importante levar todos os documentos que comprovem a sua situação, como laudos, atestados e exames. Com esses papéis em mãos, será mais fácil comprovar a necessidade do benefício e receber o auxílio-doença.

Com os documentos em mãos, agende no INSS a sua perícia médica pelo site ou aplicativo do Meu INSS

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia também: Pensão alimentícia: a revisão da decisão do STF que esclarece a não incidência do Imposto de Renda