A Viagem de Trem de Curitiba a Morretes (PR)

Tempo de leitura: 2 minutos

A viagem de trem de Curitiba a Morretes, no estado do Paraná, é uma das experiências mais encantadoras e inesquecíveis que se pode ter no Brasil. Atravessando a majestosa Serra do Mar, o trajeto oferece paisagens deslumbrantes, ricas em biodiversidade e cheias de história.

1. A História da Ferrovia

A ferrovia foi inaugurada em 1885, sendo uma grande obra da engenharia da época. Foi construída com o objetivo de conectar o litoral paranaense ao interior do estado, facilitando o escoamento de produtos agrícolas e a movimentação de pessoas. Hoje, mais de um século depois, a linha férrea ainda está em operação, servindo tanto para o transporte de cargas quanto para o turismo.

2. A Paisagem

Ao embarcar no trem em Curitiba, o passageiro é imediatamente envolvido por uma atmosfera de nostalgia. Os vagões, cuidadosamente preservados, remetem a uma época passada. Conforme o trem avança, a paisagem urbana dá lugar à exuberante Mata Atlântica. A vista das montanhas, vales, cachoeiras e da floresta densa é de tirar o fôlego.

3. Atrações ao Longo do Caminho

Durante o percurso, que dura aproximadamente 4 horas, o trem passa por diversos túneis, pontes e viadutos. Um dos pontos mais emblemáticos é o Viaduto do Carvalho, suspenso sobre cinco pilares de pedra, oferecendo uma vista panorâmica impressionante. Outro destaque é a Ponte São João, com seus 55 metros de altura.

4. Chegada a Morretes

Ao chegar em Morretes, os visitantes são recebidos por um charmoso município histórico, com casarões coloniais e ruas de paralelepípedo. A cidade é famosa pelo prato típico "Barreado", uma deliciosa carne cozida lentamente em panela de barro. Além da gastronomia, Morretes oferece diversas atividades turísticas, como passeios pelo centro histórico, trilhas ecológicas e visitas a ateliês de artesanato local.

5. Dicas para a Viagem

  • Reserve seu bilhete com antecedência, especialmente em alta temporada.
  • Leve um agasalho, pois mesmo em dias quentes, o clima na serra pode ser fresco.
  • Não esqueça sua câmera fotográfica! As paisagens são imperdíveis.
  • Ao chegar em Morretes, reserve um tempo para caminhar pelas ruas e absorver a atmosfera tranquila da cidade.

Conclusão

A viagem de trem de Curitiba a Morretes é uma verdadeira imersão na história, cultura e belezas naturais do Paraná. Seja para apreciar a paisagem, conhecer mais sobre a história da região ou simplesmente desfrutar de momentos relaxantes, essa experiência é um passeio obrigatório para todos que visitam o estado.

Leia: Praia da Pipa, Tibau do Sul – Um Paraíso no Rio Grande do Norte