Saiba como a assinatura digital pode trazer eficiência às empresas

Tempo de leitura: 1 minuto

A assinatura digital contribui para a otimização de processos e a redução de burocracias. Trata-se de uma tendência que vem ganhando espaço, devido à segurança, praticidade e rapidez na assinatura de documentos. Continue a leitura e entenda as vantagens de se adotar assinatura digital na sua empresa.

Assinatura Digital
Assinatura Digital

Para começar, a assinatura digital dispensa o papel, o que torna a assinatura de documentos mais prática, dispensa taxas de envio de documentos e reconhecimento de firma, além de ser mais sustentável.

A praticidade trazida pela assinatura digital agiliza o processo em que documentos precisam ser assinados por mais de uma pessoa. Além disso, é possível arquivar os documentos na nuvem ou no servidor da empresa, o que aumenta consideravelmente a segurança das informações e facilita a organização.

Outra vantagem da assinatura digital é a sua característica de tridimensionalidade, ou seja, ela incorpora camadas de informação e indica qual documento foi assinado, por quem, quando e onde, possibilitando a auditoria e reduzindo o risco de fraude.

Ainda, esse tipo de assinatura funciona como uma impressão digital, pois é uma mensagem codificada única, permitindo a vinculação do documento ao respectivo assinante e garantindo a total integridade dos dados. Tudo isso garante muita segurança aos processos contratuais da empresa.

É importante ressaltar que é necessário ter um certificado digital, pois é o que assegura a autenticidade dos assinantes.

Por fim, a praticidade de poder assinar os documentos de qualquer lugar, a qualquer hora e por dispositivos variados é uma grande vantagem.

Leia também: Quem pode ser dependente no Imposto de Renda‎?

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade