Bard: Google apresenta concorrente ao ChatGPT

Tempo de leitura: 1 minuto

Esta segunda-feira (06/02), o Google apresentou o Bard, um experimento de Inteligência Artificial de diálogos destinado a competir com a tecnologia existente, podendo ser integrado ao Bing, da Microsoft.

O aviso emitido pelo ChatGPT, da Open AI, está alarmando as grandes empresas de tecnologia, temerosas dos efeitos gerados pelo chatbot com inteligência artificial.

O CEO da empresa, Sundar Pichai, compartilhou a notícia: a plataforma pretende fornecer respostas aos usuários e promover conversas. Por enquanto, estará limitada a alguns participantes-teste, mas logo deve se tornar acessível para todos.

A empresa se recusou a expor todas as capacidades da Inteligência Artificial, porém espera-se que o Chabot seja tão abrangente quanto os serviços oferecidos pela concorrência. A big tech mostrou exemplos de perguntas para o serviço, como preparar um chá de bebê e quais refeições podem ser feitas a partir de uma lista de ingredientes específica.

O Bard usa informações da web para lhe dar respostas sempre atualizadas. Com o lançamento gratuito do ChatGPT, o Google se vê na necessidade de correr atrás do prejuízo para se manter relevante, pois essa ferramenta permite que sejam criadas utilidades diversas, desde artigos acadêmicos até sentenças judiciais.

A Inteligência Artificial pode significar um grande impacto em sistemas de pesquisa já estabelecidos, até mesmo mudando as atuais regras do jogo. A Microsoft tem investido bilhões na Open AI para garantir que seus produtos e serviços estejam armazenados na sua própria nuvem. O Google também anunciou sua intenção de integrar tecnologias como a LaMDA para melhorar ainda mais seus mecanismos de busca.

Leia: O que o ChatGPT pode fazer por você: 5 Funcionalidades