Como declarar investimentos no imposto de renda?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos é: "Comecei a investir agora, eu vou ter que declarar o Imposto de Renda mesmo não tendo ganhos suficientes para  aquela coisa da obrigatoriedade?" Se você sempre teve essa dúvida ou não sabe se vai ter que pagar imposto, este artigo é para você.

No Brasil, aprender a declarar investimentos no Imposto de Renda pode ser um desafio. Mas não se preocupe, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para declarar seus investimentos corretamente.

Passo 1: Baixe o Programa da Receita Federal

O primeiro passo é fazer o download do programa da Receita Federal. Você pode encontrá-lo facilmente na página oficial da Receita. O programa é multiplataforma, então você pode deixá-lo no Windows, Linux e outros sistemas operacionais.

Passo 2: Recolha dos Informes de Rendimento

Para declarar seus investimentos, você precisa coletar todos os relatórios de rendimento das instituições financeiras pelas quais seu dinheiro passou em 2023. Os bancos e corretoras são obrigados a fornecer esses relatórios gratuitamente.

Baixe os relatórios de rendimento de todas as suas fontes de investimento e guarde-os em uma pasta no seu computador. Isso facilitará a hora de preencher a declaração.

É importante ressaltar que se você fez investimentos acima de 40 mil reais em 2023, deve informar esses valores na declaração, mesmo que não seja obrigado a pagar imposto sobre eles. Além disso, se você ganhou mais de 40 mil reais em renda no ano, também deve informar esse valor na declaração.

Passo 3: Declarando seus Investimentos

Agora vamos ao passo mais importante: declarar seus investimentos. Para isso, você precisa acessar a ficha "Bens e Direitos" no programa da Receita Federal.

Para cada tipo de investimento, existe um código específico que você deve informar. Por exemplo, para CDB e Renda Fixa, o código é 45. Para Fundos de Investimento, o código é 72.

Informe os códigos correspondentes aos seus investimentos, juntamente com outras informações solicitadas, como CNPJ da corretora e valores investidos. Lembre-se de preencher as informações com base nas datas de 31/12/2023 e 31/12/2022.

Se você obteve ganhos em operações de renda variável, como ações, também deverá informar esses valores na declaração. Lembre-se de emitir o DARF e pagar os impostos sobre esses ganhos.

Outra dica importante é manter um controle mensal de seus investimentos. Assim, você poderá acompanhar seu rendimento e ter todas as informações possíveis para preencher a declaração corretamente.

Conclusão

Declarar investimentos no Imposto de Renda pode parecer complicado, mas com as informações corretas e o auxílio de um profissional especializado, você pode realizar essa tarefa sem dor de cabeça. Lembre-se de coletar os relatórios de rendimento, preencher corretamente as informações na declaração e pagar os devidos impostos sobre seus ganhos em renda variável.

Agora que você já sabe como declarar seus investimentos, aproveite para organizar suas finanças e garantir sua tranquilidade no momento de declarar o Imposto de Renda. Lembre-se de sempre buscar orientação de um profissional para te auxiliar nesse processo.