Nota de corretagem na declaração de Imposto de Renda.

Tempo de leitura: 4 minutos

Investidores geralmente têm dúvidas na hora de informar seus investimentos para a Receita Federal, por meio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Uma dúvida comum é sobre como declarar os dados da nota de corretagem no Imposto de Renda. Mas não se preocupe, é muito simples!

A nota de corretagem é um documento emitido pelas corretoras para cada investidor que realiza uma operação na bolsa de valores. Ela contém todos os detalhes da transação, como o ativo negociado, as taxas aplicadas, os ativos vendidos e valor total da operação.

No período de declaração do Imposto de Renda, é comum que os investidores fiquem em dúvida sobre como declarar a nota de corretagem. O documento é fundamental para uma declaração completa e garante que o contribuinte esteja em dia com a Receita Federal.

Onde encontrar minhas Notas de Corretagem?

O extrato diário de suas operações no mercado de ações, também conhecido como nota de corretagem, é um documento que registra o valor das operações realizadas em determinada data e os gastos com corretagem.

A nota de corretagem é importante para controlar as movimentações financeiras diárias e também para saber quanto precisará pagar de Imposto de Renda mensalmente. Isso porque o investidor é quem tem que fazer o recolhimento do imposto devido, através do DARF, um documento semelhante a um boleto bancário.

Para encontrar suas notas de corretagem, basta acessar o portal da sua corretora. Na seção de carteira de investimentos você encontrará todas as notas referentes às suas operações.

Você pode trocar de plataforma ao longo do seu tempo como investidor, e isso não irá afetar as notas de corretagem que você já tem. As operações que ocorreram em sua antiga licença serão mostradas na nova plataforma.

As notas de corretagem das operações realizadas em plataformas anteriores não serão exibidas na nova plataforma.

Se você está sempre trocando de corretora, o ideal é que você busque pelas notas de corretagem antigas nos portais das antigas corretoras. Dessa forma, você terá acesso às informações das suas operações anteriores.

Como entender uma nota de corretagem

A nota de corretagem é um documento que mostra as operações realizadas pelo investidor em um determinado período, assim como os valores cobrados pela corretora. Ele contém informações importantes, como o nome e o CNPJ da corretora, os dados pessoais do investidor e o número da conta.

Você pode encontrar informações sobre as operações realizadas, como os ativos negociados, quantidades, datas das operações, tipos de operações e taxas operacionais.

As informações mais importantes para os investidores estão na parte inferior da nota, onde é possível calcular os lucros diários que gerarão um DARF no final do mês, em caso de surgimento de lucro:

  • O valor dos negócios é o quanto de dinheiro sua empresa ganha ou perde, antes de pagar impostos e taxas;
  • O custo total para operar na BM&F é composto por duas taxas: a de registro e a da própria Bolsa. A taxa de registro é cobrada uma única vez, enquanto a taxa BM&F é cobrada toda vez que ocorre uma negociação;
  • O total líquido é o montante final dos negócios, após todos os custos operacionais terem sido deduzidos;
  • O imposto de renda retido na fonte (IRRF) para operações day trade é de 1% sobre o total líquido;
  • O total líquido da nota é o lucro ou prejuízo após descontar os custos operacionais e o IRRF.

Além dos valores, as letras "C" e "D" representam, respectivamente, Crédito (lucro) e Débito (prejuízo).

Qual é a informação que você precisa fornecer na sua declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física?

Ações e Investimentos na declaração anual

Na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, na ficha “Bens e Direitos”, escolha o código “04” – Aplicações e Investimentos e em seguida escolha o código mais apropriado. Em “Discriminação” coloque as informações que se encontra na nota de corretagem, tais como: quantidade de ações, compras e vendas.

Os saldos devem ser informados para o ano atual e ano anterior, caso tenha. Você deve repetir o processo para todas as ações e investimentos que possua.

Você também deve declarar suas operações isentas, como dividendos e vendas mensais inferiores a R$ 20 mil na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Operações que estão sujeitas à tributação, como juros sobre capital próprio e vendas mensais superiores a R$ 20 mil, devem ser realizadas nas fichas "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva” e “Rendimentos Variáveis”.

Se você não tem tempo ou experiência para fazer sua declaração de Imposto de Renda, a ARKA Online Contabilidade pode te ajudar. Com profissionais especializados, oferecemos um serviço completo e personalizado para que você possa se concentrar em seus investimentos.

Leia também: Dividendos na declaração de ajuste anual do imposto de renda