Como Preencher e Otimizar sua Declaração de Imposto de Renda com a Declaração Pré-Preenchida

Tempo de leitura: 3 minutos

A Declaração Pré-Preenchida é uma funcionalidade disponibilizada pela Receita Federal para simplificar o processo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Com ela, você recebe uma declaração já preenchida com informações fornecidas por fontes pagadoras e deduções, facilitando e agilizando o processo.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

Maior rapidez no preenchimento

Ao utilizar a Declaração Pré-Preenchida, grande parte das informações necessárias já estarão inseridas. Isso economiza tempo e reduz a chance de erros no preenchimento.

Menor risco de malha fina

A utilização das informações pré-preenchidas diminui as chances de inconsistências e divergências entre os valores declarados e os valores informados pelas fontes pagadoras, reduzindo o risco de cair na malha fina.

Requisitos para utilizar a Declaração Pré-Preenchida

  • Possuir certificado digital ou acesso ao portal e-CAC;
  • Ter entregue a declaração do Imposto de Renda no ano anterior;
  • As fontes pagadoras devem ter enviado as informações à Receita Federal.

Passo a passo para acessar e utilizar a Declaração Pré-Preenchida

  1. Acesse o portal e-CAC: Acesse o e-CAC com seu certificado digital ou código de acesso.
  2. Escolha a opção "Declaração Pré-Preenchida": No menu "Meu Imposto de Renda", selecione a opção "Declaração Pré-Preenchida".
  3. Verifique as informações: Confira todos os dados preenchidos automaticamente, como rendimentos, deduções e bens. Caso necessário, insira ou altere informações.
  4. Informe os rendimentos recebidos de pessoa física: Caso você tenha recebido rendimentos de pessoas físicas, insira-os manualmente na declaração.
  5. Confira as deduções: Verifique as deduções, como despesas médicas, educação e dependentes, e insira ou altere valores, se necessário.
  6. Revise e transmita a declaração: Após verificar todas as informações e preencher os campos necessários, revise a declaração e transmita-a pelo programa da Receita Federal.

Dicas para otimizar a declaração com a Pré-Preenchida

Atualize os dados cadastrais

Mantenha seus dados cadastrais atualizados junto à Receita Federal, pois isso facilita o preenchimento correto das informações na declaração.

Confira os informes de rendimento

Confira os informes de rendimento recebidos das fontes pagadoras e compare-os com os dados da declaração pré-preenchida. Caso encontre divergências, corrija-as antes de enviar a declaração.

Verifique as informações sobre bens e direitos

Confira as informações sobre bens e direitos na declaração pré-preenchida e atualize-as, caso necessário. Não se esqueça de informar aquisições, alienações e demais movimentações de bens ocorridas no ano-base.

Tenha atenção às deduções

As deduções podem gerar economia no pagamento do Imposto de Renda, portanto, é fundamental conferir se todas as deduções possíveis estão sendo consideradas na declaração pré-preenchida. Verifique se todos os dependentes estão corretamente registrados e se as despesas médicas e de educação estão de acordo com os comprovantes.

Guarde os comprovantes e documentos

Mantenha todos os comprovantes e documentos relacionados à declaração do Imposto de Renda, como informes de rendimento e recibos de despesas médicas, por pelo menos cinco anos. Eles podem ser solicitados pela Receita Federal em caso de fiscalização.

Leia: Entenda o Motivo: Dependentes e Alimentados Não Podem Ser Incluídos na Mesma Declaração do Imposto de Renda

Conclusão

A Declaração Pré-Preenchida é uma excelente ferramenta para simplificar o processo de declaração do Imposto de Renda. Ela proporciona maior rapidez, reduz o risco de erros e facilita a identificação de deduções. No entanto, é fundamental conferir todas as informações e realizar as correções necessárias antes de transmitir a declaração. Seguindo as dicas e o passo a passo apresentados neste artigo, você estará mais bem preparado para realizar sua declaração de Imposto de Renda de forma eficiente e correta.