Controle de gastos eficiente

Controle de gastos eficiente

Tempo de leitura: 6 minutos

O controle de gastos eficiente dentro de uma empresa requer disciplina. Afinal, não basta definir boas práticas: é preciso garantir que sejam seguidas, principalmente pelos gestores, cujas ações atingem toda a equipe.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como fazer um controle de gastos eficiente e transformar essa meta em uma espinha dorsal duradoura do seu negócio. É preciso enfatizar que nosso país está passando por uma crise financeira, por isso, economizar se tornou uma tarefa obrigatória.

Boa leitura!

Avaliar se os fornecedores atuais são os mais rentáveis

Auditar uma equipe de fornecedores pode ser uma tarefa assustadora, especialmente se você trabalha em conjunto há muito tempo. No entanto, mesmo que sua empresa esteja confiante na parceria, vale a pena investigar o mercado para obter melhores condições.

Isso é ainda mais importante no contexto atual devido à crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. É hora de buscar diferentes formas de fazer o controle de gastos, revisar contratos e encontrar novos parceiros.

Ao encontrar preços mais baixos e outras condições de pagamento, a sua empresa poderá se proteger financeiramente durante esse período difícil e fazer o controle de gastos de forma mais eficiente eficiente.

Analise o imposto pago

É importante notar que as empresas nem sempre estão dentro do quadro legal que melhor se adequa às suas obrigações fiscais. Uma boa ideia é fazer uma consulta aprofundada com um contador que trabalha com a empresa para analisar outras opções de planejamento tributário.

Isso pode ser feito também, com um profissional jurídico que tenha muito conhecimento sobre essa mudança. Portanto, não tome decisões arbitrárias com base em pesquisas superficiais, afinal, o impacto dessa escolha é de longo prazo.

Acompanhe o desempenho e a produtividade dos funcionários

O controle de gastos de uma empresa também é relevante para a avaliação dos custos com pessoal, principalmente em tempos de incerteza econômica. Isso ocorre porque a mão de obra é o maior custo fixo em qualquer organização.

Por isso, é necessário garantir que cada colaborador possa trazer o retorno desejado para o negócio. Avalie a produtividade de cada um deles e verifique quem realmente agrega valor ao negócio. Dependendo dos resultados, considere terceirizar determinadas funções ou contratar freelancers.

Se preferir apostar em pessoas que já estão na empresa, construa campanhas e recompensas adequadas para os funcionários que encontrarem maneiras eficazes de reduzir despesas. Com isso, você incentiva a competição saudável e também fortalece a cultura de redução do desperdício no negócio.

Controle de gastos eficiente
Controle de gastos eficiente

Invista em marketing orientado a dados

Você já ouviu falar em automação e marketing de big data? Além de extrair conhecimento relevante para a empresa, são estratégias digitais para nutrir de forma objetiva os potenciais clientes.

A primeira inclui o envio de mensagens automatizadas com base em etapas do processo de compra, enquanto a segunda inclui oportunidades potenciais baseadas em histórico digital e pesquisa de redes sociais, por exemplo.

Sair das dívidas

Essa dica pode parecer óbvia, mas tudo o que envolve esse tema deve ser cuidadosamente considerado. No processo de manter as despesas sob controle, o ideal é que você comece a buscar formas rápidas e eficazes de se livrar das dívidas. Então, confira a possibilidade de renegociar o que a empresa deve e quitar dívidas menores.

Os juros cobrados por bancos e instituições financeiras prejudicam o aporte de capital, pois podem acumular – criando um efeito conhecido como “bola de neve”. Além disso, se as questões de dívida não forem consideradas, os gestores podem acabar perdendo o controle da dívida, dificultando a solução.

Por isso, tente renegociar o valor mais expressivo (ou seja, a dívida mais alta), evite adiar dívidas menores e busque a resolução imediata. Dessa forma, será mais fácil reduzir a dívida que atinge o orçamento da empresa.

Além disso, será mais fácil desenvolver uma estratégia bem direcionada com base no estágio em que o cliente em potencial está na jornada do consumidor. É uma forma de usar a tecnologia para fornecer aos gerentes e equipes de vendas informações mais inteligentes.

Leia também: Controle seu estoque

Usar sinalização

Você já deve ter se deparado com letreiros em seu negócio, certo? Mensagens comuns são "Atenção: Piso Molhado", mesmo aquelas que mostram a localização de determinados setores. Curiosamente, também é uma forma de incentivar os funcionários a desenvolver bons hábitos.

Portanto, considere a possibilidade de adotar um logotipo com as seguintes informações:

  • "Apague as luzes";
  • "Imprima apenas o que for realmente necessário";
  • "Traga o seu próprio copo (ou garrafa) de água."

Além de servirem como lembretes constantes, acabam sendo absorvidos pelo inconsciente do trabalhador. Isso é essencial para fortalecer a economia e uma cultura de redução de resíduos.

Cultive uma cultura de economia de custos

Uma cultura que incentiva o controle de gastos vai além de repetir frases várias vezes e esperar que os funcionários adotem magicamente o comportamento. Mobilizar a equipe para colaborar nesse trabalho também é importante.

Isso pode ser feito incentivando uma competição saudável e recompensando boas ideias. Por exemplo, que tal brindes e descontos para as melhores ideias de economia do mês? Também pode ser colocada uma caixa na entrada da empresa onde os funcionários podem guardar as suas propostas.

Dessa forma, você pode integrar seus colaboradores e construir gradativamente uma cultura positiva por meio de ações criativas e da participação de todos. A empresa tornou-se uma família cheia de grandes ideias.

Revisar estoque

Revisar o estoque é saber se um determinado produto ou serviço está realmente vendendo. Deve-se notar que existem custos significativos para fabricação, marketing e toda a estratégia de marketing. Portanto, não hesite em eliminar itens não retornáveis.

Agora que você já sabe como fazer o controle de gastos de forma eficiente sua empresa, pode colocá-los em prática. Os gerentes desempenham um papel fundamental nesse trabalho, pois estabelecerão novos padrões de comportamento. Mesmo assim, devem dar o exemplo para seus colaboradores, sempre enfatizando a importância de cortar custos excedentes.

Aproveite para ler também: Marketing Digital - 5 passos para levantar seu negócio

Gostou deste artigo? Passe a controlar os custos com mais precisão!

Conheça a ARKA online e descubra o que ela pode fazer por sua empresa! Contabilidade de custo baixo com serviços de qualidade.

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]