Entendendo as Trilhas de Condensação: A fumaça deixada para trás pelos aviões nos céus

Tempo de leitura: 1 minuto

A fumaça deixada para trás pelos aviões nos céus é comumente chamada de "trilha de condensação" ou "contrail" (do inglês "condensation trail"). Essas trilhas são formadas pela condensação rápida do vapor d'água presente nos gases de exaustão do avião e na atmosfera circundante.

Quando um avião voa em altitudes elevadas, os motores queimam combustível e liberam vapor d'água como parte dos gases de exaustão. A atmosfera em altitudes elevadas é geralmente muito fria, e quando o vapor d'água quente dos gases de exaustão entra em contato com o ar frio, ele se condensa rapidamente e forma pequenas gotículas de água ou cristais de gelo. Essas gotículas ou cristais formam a trilha visível que vemos no céu.

Existem diferentes tipos de contrails, dependendo das condições atmosféricas e da altitude:

  1. Contrails de curta duração: Estes desaparecem rapidamente, geralmente dentro de alguns segundos ou minutos após a passagem do avião.
  2. Contrails persistentes: Estes podem durar várias horas e, sob certas condições, podem se expandir e formar nuvens cirrus.
  3. Contrails difusos: Estes se espalham e se tornam mais largos com o tempo, muitas vezes se transformando em uma camada fina de nuvens.

É importante notar que as trilhas de condensação são diferentes das emissões de poluentes que os aviões também liberam. Enquanto os contrails são compostos principalmente de água, as emissões de poluentes contêm uma variedade de substâncias químicas que podem ter impactos ambientais.

Leia: Como encontrar o sentido da vida?