A Revolucionária Teoria Soviética Sobre a Origem dos Planetas

Tempo de leitura: 2 minutos

Durante séculos, a origem dos planetas permaneceu um mistério para a humanidade. As primeiras teorias, embora intrigantes, muitas vezes careciam de fundamentação científica sólida. No entanto, no cenário da Guerra Fria, um matemático soviético trouxe uma luz revolucionária para esse enigma.

Até o final dos anos 1950, a comunidade científica ainda buscava respostas claras sobre como os planetas surgiram. Uma das teorias mais notáveis foi a hipótese nebular, proposta inicialmente pelo filósofo alemão Immanuel Kant em 1755 e posteriormente desenvolvida por Pierre-Simon Laplace em 1796. Esta teoria sugeria que uma nuvem de gás e poeira, sob a influência da gravidade, condensou-se para formar o Sol. Os planetas, por sua vez, teriam se originado de um disco de poeira e gás que girava em torno do Sol recém-formado. No entanto, essa teoria tinha lacunas, principalmente sobre o mecanismo exato de formação dos planetas.

Foi nesse contexto que Viktor Safronov, um matemático soviético, entrou em cena. Recrutado pela Academia Soviética de Ciências, Safronov decidiu abordar o problema desde o início, utilizando estatísticas e equações de dinâmica de fluidos. Ele postulou que o Sistema Solar se originou do colapso gravitacional de uma nuvem de gás e poeira. Enquanto a maior parte dessa nuvem dava origem ao Sol, o material remanescente formava um disco ao redor da estrela.

O grande avanço de Safronov foi sua análise das colisões entre as partículas desse disco. Mesmo sem a ajuda de tecnologias avançadas, como computadores, ele fez estimativas e concluiu que as partículas, ao colidirem, às vezes se uniam, formando estruturas cada vez maiores. Esse processo contínuo de colisões e fusões eventualmente levou à formação dos planetas.

Embora sua teoria tenha sido recebida com ceticismo inicialmente, Safronov persistiu. Em 1969, ele publicou sua pesquisa, que mais tarde foi compartilhada com a NASA e traduzida para o inglês. Com o tempo, sua teoria ganhou reconhecimento e tornou-se uma das principais explicações aceitas para a origem dos planetas.

A jornada para desvendar o mistério da origem dos planetas foi longa e cheia de desafios. No entanto, graças à determinação e à genialidade de cientistas como Viktor Safronov, hoje temos uma compreensão muito mais clara desse fenômeno fascinante.

Leia: A Importação e Exportação de Resíduos no Brasil: Um Alerta Ambiental