Zerar o IPI para “reindustrializar” o país? Entenda a proposta defendida por Paulo Guedes

Tempo de leitura: 1 minuto

Zerar o IPI para “reindustrializar” o país
Zerar o IPI para “reindustrializar” o país

Na última quinta-feira (8), Paulo Guedes, Ministro da Economia, defendeu mais uma vez a proposta de zerar o Imposto de Produtos Industrializados (IPI), que tem como finalidade a “reindustrialização” do Brasil através do barateamento dos custos de energia e de redução da carga tributária para o setor de indústria.

Guedes defendeu a proposta ao falar em evento na tarde de ontem e disse, ainda, que o Brasil atravessou três décadas do que ele chamou de “desindustrialização” e, com a redução do IPI, o país pode voltar a crescer.

De acordo com o Ministro, “são anos de juro alto, falta de crescimento, impostos excessivos, encargos trabalhistas excessivos, Custo Brasil, impostos sobre insumos básicos (…). O IPI você nem começou a produzir e já está devendo”.

O Governo Federal já ampliou a redução do imposto de alguns produtos para 35%, mas, de acordo com o ministro, não é suficiente e o ideal é zerar o imposto.

O valor pago pelo IPI, em regra, é repassado para o preço final do produto, o que torna o produto mais caro para o consumidor.

Paulo Guedes concluiu dizendo:  “estamos comprometidos com a pauta, abaixamos para 35%, vamos levar para zero e reindustrializar o Brasil. Não quero câmbio lá embaixo, trazendo capital especulativo e tirando competitividade do Brasil”.

Leia também: A importância dos créditos de ICMS de terceiros na Importação

A Arka Online Contabilidade é especialista em micro e pequenas empresas. Todos os nossos planos incluem consultoria tributária e emissor de notas fiscais eletrônicas. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas! Estamos aqui para te atender.