5 dicas para começar uma lojinha de material de construção

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma lojinha de material de construção  pode ser a solução que você estava esperando para enfrentar a crise financeira, para orientá-lo, elaboramos 5 dicas para começar a montar a sua loja ainda esta semana, o mercado de reforma e construção está em aquecimento no Brasil, por isso, este é um segmento interessante neste momento.

lojinha de material de construção
lojinha de material de construção

Como montar uma lojinha de material de construção

Trabalhar com materiais de construção é uma realidade possível, graças à internet você também tem a opção de oferecer serviços 100% online, abaixo, apresentaremos algumas sugestões para quem deseja ter uma lojinha de material de construção ainda este mês.

1º  Analise muito bem o mercado atual

A análise de mercado é a melhor maneira de evitar imprevistos, além disso ela ajudará a entender como está o mercado, você será capaz de identificar quais são as melhores oportunidades de negócio, também é possível verificar os concorrentes e os cuidados que você tem que tomar.

 

Aliada com a análise de mercado, outra ferramenta que poderá ajudar muito é o planejamento estratégico, se você não tem nenhum conhecimento sobre estas ferramentas é conveniente que você contrate um contador para auxiliar no planejamento e implantação de sua empresa.

2º Defina um plano de negócios

Este documento é necessário, pois contém informações úteis sobre a sua empresa, este é um registro fundamental para quem deseja ter sociedades, buscar investidores, expandir a marca, etc, as informações que podemos encontrar neste documento são:

 

  • Tipo de empresa;
  • Nicho de mercado;
  • Sócios e investidores;
  • Capital inicial, etc.

 

O plano de negócios não é um bicho de sete cabeças, logo, é essencial que você tenha mão de obra especializada que ajude a reunir todas as informações que compõem este plano.

3º Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é importante porque envolve o capital que compõe a empresa, este planejamento deve facilitar a organização e otimização dos gastos, através desse planejamento você poderá desenvolver planos para elevar o capital de giro.

 

Dessa forma, será possível guiar a empresa em um caminho que seja seguro, estes planejamentos devem ser iniciados antes mesmo de começar um negócio, é fundamental que você conte com a ajuda de um contador experiente que ajude neste processo.

4º Não esqueça das exigências fiscais e legais

As exigências fiscais e legais são necessárias para que uma empresa possa funcionar, é primordial que você tenha atenção com as exigências físicas e virtuais, pois ambas garantem o funcionamento de uma loja tanto física quanto online.

 

As exigências fiscais e legais mais comuns, que encontramos no Brasil atualmente são:

 

  • Aval da prefeitura para que a instalação seja concluída;
  • Autorização e fiscalização do corpo de bombeiros;
  • Registro do CNPJ na Secretaria da Fazenda;
  • Registro da inscrição estadual na Junta Comercial e na Receita Estadual;
  • Registro na prefeitura;
  • Registro na Secretaria da Fazenda Estadual;
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal para recolhimento do INSS e FGTS;
  • Enquadramento nas respectivas entidades sindicais.

5º Escolha do local para a abertura da loja

O ambiente deve ser acessível para todos, observe muito bem o local antes de dar entrada nos papéis para compra ou locação, se possível peça para um corretor de sua confiança fazer uma inspeção no imóvel, com o objetivo de detectar falhas que podem colocar a sua segurança em risco.

 

É necessário não escolher locais que são escondidos, por exemplo, estabelecimentos em pontos de ônibus, atrás de árvores, ou em ruas desertas, a análise a ser realizada deve incluir alguns fatores, como:

 

  • Facilitar a circulação de pessoas no ambiente;
  • Verificar se existem concorrentes nas proximidades;
  • Apresentar visibilidade satisfatória;
  • Fácil acesso.

 

É uma boa prática, escolher locais que possam atender os bairros próximos da região, assim, você pode trabalhar com política de entregas e delivery.

Como melhorar a estrutura do seu estabelecimento

Seja em um estabelecimento online ou físico, é necessário que as melhorias sejam feitas constantemente, não há necessidade para uma loja grande, logo, o espaço para o estoque deve ser suficiente, organize os materiais para que eles possam dar uma ideia de como o ambiente será depois de pronto.

lojinha de material de construção
lojinha de material de construção

Para que a sua loja não tenha prejuízo, faça parcerias com bons fornecedores, principalmente se você necessitar de grande quantidade de material, o layout da empresa também deve ser incluído nesta lista de melhorias.

 

Para aumentar a sensação de espaço, algumas dicas abaixo são bem-vindas para você transformar o local em um ambiente atraente:

1º Vitrines que são organizadas e atraentes

A conquista dos clientes sempre começa pela vitrine, com a lojinha de material de construção não é diferente, fique de olho nas tendências sobre construção, para se atualizar, participe de feiras e eventos e faça networking com profissionais da área.

2º Produtos localizados perto da porta da loja

Deixe as mercadorias devidamente organizadas no interior da loja, no entanto, para aumentar a visibilidade das mercadorias você também deve colocá-las próximo à porta.

3º Melhore a decoração no interior da loja

É uma boa prática harmonizar a decoração da loja com a vitrine e com a fachada da loja, para isso, é importante cuidar da mobília, da imagem da marca, você deve escolher muito bem os locais onde serão colocados a logomarca e a identidade visual de sua marca.

 

Cuide da iluminação e da climatização, a luz é importante para os clientes conseguirem observar os itens da sua loja, quando você não investe em iluminação pode perder vendas.

4º Invista em segurança cibernética para o seu site

Se você tem um e-commerce ou possui uma loja online para vender seus produtos, cuidar da segurança cibernética também ajuda a atrair clientes e melhorar a experiência do usuário, além disso, é fundamental que o visual do site seja atraente.

 

Acompanhe as tendências com relação às cores e texturas, afinal, sabemos que cada cor apresenta um significado para o ambiente.

5º Conte com um serviço de contabilidade para a sua lojinha

Portanto, agora que você aprendeu como ter uma lojinha de material de construção, converse com a equipe da Arka Contabilidade Online, para saber como fazer a abertura de empresas, somos uma contabilidade especializada em micro e pequenas empresas.

 

Também atendemos o Simples Nacional, entrega de IRPF e outros serviços contábeis fundamentais para o funcionamento de qualquer empresa, solicite agora mesmo um orçamento!

Leia também: Regras para o Auxílio-doença sem fazer a PERÍCIA

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade