Meu INSS: Cuidados ao solicitar a aposentadoria

Tempo de leitura: 3 minutos

Estar atento a todos os campos ao fazer uma solicitação é fundamental para garantir suas chances de concluir o processo rapidamente.

Meu INSS
Meu INSS

Você, segurado do INSS, cuide-se na hora de solicitar a aposentadoria e aumente suas chances de ter a sua análise o quanto antes. Basta fornecer as informações solicitadas nos campos apropriados.

O Meu INSS, criado em 2016, recebe mais de 36 milhões de acessos por mês, tornando-se um dos aplicativos do Governo Federal mais visitados do país.

Confira as dicas para realizar uma solicitação no Meu INSS de forma correta.

Não omita nenhuma informação

Aumente a chance de análise dos benefícios automaticamente, sem precisar sair de casa. Para isso, é necessário informar corretamente todos os dados sobre seu histórico de trabalho, como empresas ou locais onde trabalhou, períodos de trabalho e contribuições, que podem não estar cadastrados no sistema do INSS.

Situações comuns em que as informações não são inseridas corretamente no Meu INSS: Períodos de trabalho em atividades rurais ou instituições públicas (pois possuem sistemas previdenciários diferentes), ou mesmo professores, onde as regras variam de acordo com o nível de ensino.

Anexos

Outra etapa potencialmente problemática do Meu INSS refere-se ao campo "Anexos". É muito importante anexar cada documento em seu campo específico.

Com base nesses documentos adicionais – anexados no lugar correto – e nas respostas dadas pelos cidadãos ao fazer as solicitações, a primeira etapa da análise acontece automaticamente, se estiver tudo correto. Caso falte alguma informação, o sistema solicitará automaticamente os documentos em falta necessários para concluir a análise do pedido. Aí sim, se necessário, a solicitação será direcionada ao servidor para concluir a análise.

Verifique se os seus dados de horas de trabalho estão corretos

Este é provavelmente o passo mais importante na hora de solicitar os benefícios, pois é neste momento que você vai saber se algum dado está faltando no sistema do INSS, ou se você precisa corrigir algum valor de “salário de contribuição” (o salário que você realmente recebia em um determinado local de trabalho), para analisar adequadamente seus benefícios.

A “tela de vínculos e períodos trabalhados e contribuídos” funciona também como um simulador. A ideia é descomplicar a vida do segurado, pois, se alguma informação importante não constar no sistema do INSS, basta corrigir nesta fase.

É importante destacar que em alguns casos, mesmo que a simulação indique que o cidadão possui as condições mínimas para a aposentadoria, pode ser necessário analisar o servidor, que poderá solicitar comprovação de jornada de trabalho. Este arquivo pode ser disponibilizado através do Meu INSS - basta anexar o arquivo pelo aplicativo ou site.

Acompanhe a sua solicitação

Se você já fez um pedido, fique atento. Através do Meu INSS e ligando para o 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h), é possível saber como está o andamento da sua inscrição e se você precisa apresentar algum documento para análise de sua solicitação.

Nesse caso, quanto mais cedo você atender aos requisitos, maior a chance de seu pedido ser atendido rapidamente.

Não perca tempo

Ao preencher todos os dados no Meu INSS corretamente, há mais chances de que a solicitação seja concluída de forma rápida ou até mesmo automática.

Vale ressaltar que com o atual número de benefícios apurados automaticamente a cada mês, cerca de 1.500 colaboradores podem se concentrar na análise de outros requisitos que, pela sua complexidade, exigem necessariamente a intervenção de uma única pessoa para serem preenchidos.

Atualmente, cerca de 30% do total de solicitações mensais dos cidadãos ao INSS foram decididos automaticamente. Foi de apenas 10% em agosto do ano passado, o que mostra que esse número tem tendência de crescimento.

Siga o passo a passo

Clique e confira, em cada tela, como solicitar corretamente a aposentadoria através do Meu INSS.

Leia também: De acordo com o STF, a Pensão Alimentícia permanece isenta de Imposto de Renda

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade