O que é Seara?

Tempo de leitura: 1 minuto

A palavra "seara" é originária do latim "sĕtāria", que significa "terra de semeadura". No contexto agrícola, seara refere-se a um campo cultivado, especialmente um campo de cereais como trigo, cevada ou milho. É o local onde os grãos são plantados e, posteriormente, colhidos.

Ao longo dos tempos, a palavra seara também adquiriu conotações simbólicas e é frequentemente usada em contextos religiosos e literários. Aqui estão algumas das suas utilizações e significados:

  1. Contexto Religioso: Em muitas religiões, a seara é usada como uma metáfora para representar a colheita de almas ou a recompensa por boas ações. Por exemplo, no Cristianismo, há referências à "seara do Senhor", aludindo à ideia de que muitas almas estão prontas para serem "colhidas" ou salvas, mas os trabalhadores (ou missionários) são poucos.
  2. Literatura: Em obras literárias, a seara pode ser usada como símbolo de prosperidade, crescimento e renovação. Também pode representar o resultado de um esforço ou trabalho árduo.
  3. Cultura Popular: A palavra seara também é reconhecida no Brasil como uma marca de alimentos pertencente ao grupo JBS, que produz uma variedade de produtos, desde carnes até pratos congelados.
  4. Expressões Populares: No Brasil, a expressão "cada um colhe o que planta" é frequentemente usada para indicar que as ações de uma pessoa determinarão seus resultados ou consequências. Esta expressão tem suas raízes na ideia de semear e colher em uma seara.

A seara é um termo que, embora tenha suas raízes no mundo agrícola, expandiu-se para adquirir significados mais profundos e simbólicos em várias áreas da cultura e da sociedade. Seja em um contexto religioso, literário ou até mesmo comercial, a seara evoca imagens de crescimento, colheita e recompensa.

Leia: O Futuro Saturado da Órbita Terrestre: Mais de 1 Milhão de Satélites a Caminho