Os Efeitos do Café na Saúde Renal: Mitos e Verdades

Tempo de leitura: 4 minutos

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, com aproximadamente 500 bilhões de xícaras consumidas globalmente todos os anos. O café contém substâncias que são antioxidantes e algumas que possuem certas propriedades anti-inflamatórias. Seus benefícios para a saúde cardiovascular e o sistema neurológico são bem estabelecidos, mas e quanto aos rins?

O Impacto do Café no Sistema Urinário

Primeiro, vamos entender o efeito do café no sistema urinário. A cafeína, uma substância encontrada no café, causa vasodilatação, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo para os rins. Este efeito por si só tem um efeito diurético.

Além disso, a cafeína altera a regulação do sódio, um eletrólito envolvido no processo de filtração do rim. Esta alteração leva ao aumento da produção de urina.

Café e Função Renal: O que dizem os estudos?

Portanto, a cafeína tem dois efeitos diretos que tornam o café uma substância diurética. O café também tem um efeito direto na bexiga, tornando-a mais sensível. Quando uma pessoa bebe café, além de produzir mais urina, a bexiga começa a armazenar um pouco menos de urina, aumentando sua sensibilidade. Como resultado, uma pessoa pode precisar urinar mais frequentemente.

Agora, vamos abordar a relação entre o café e a função renal. Para responder a esta pergunta, utilizamos um estudo publicado em 2021 que analisou outros 12 grandes estudos, combinando dados de aproximadamente 500.000 indivíduos.

Desmistificando o Café e a Formação de Pedras nos Rins

Este estudo descobriu que pacientes que consumiam pelo menos uma xícara de café por dia tinham uma redução de cerca de 13% no desenvolvimento de doença renal crônica. Em outras palavras, indivíduos que consumiam uma xícara de café por dia tinham 13% menos risco de ter problemas de função renal. Para aqueles que consumiam duas ou mais xícaras, a redução chegava a 18%.

Portanto, parece que o café tem um efeito protetor na função renal. Além disso, o estudo mostrou que pacientes que consumiam pelo menos duas xícaras de café tinham uma redução de 19% no risco de proteinúria, que é a presença de proteína na urina, indicando dano renal. Esses pacientes também tinham uma redução de 28% no risco de desenvolver doença renal crônica em estágio final que requer diálise.

Quantidade Recomendada de Café e Seus Efeitos em Outros Sistemas

Com base neste estudo, podemos concluir que o café não prejudica os rins. No entanto, é importante notar que este estudo não estabelece uma relação de causa e efeito; ele apenas mostra uma correlação entre o consumo de café e um efeito protetor na função renal.

Em relação à formação de pedras nos rins, muitas pessoas se perguntam se o café é rico em oxalato. Isso não é verdade. O café contém cerca de 1 mg de oxalato por xícara. Para comparação, as beterrabas, que são conhecidas por serem ricas em oxalato, contêm cerca de 100 mg de oxalato por 100 gramas do vegetal.

A Importância do Horário de Consumo e a Qualidade do Sono

Portanto, as beterrabas têm 100 vezes mais oxalato do que uma xícara de café. Um estudo publicado em 2019 analisou os efeitos do café na formação de pedras nos rins, revisando outros estudos sobre o tema. Este estudo concluiu que o consumo de café estava associado a uma redução de até 30% na formação de pedras nos rins.

Portanto, o café tem um efeito protetor contra a formação de pedras nos rins. Quanto à quantidade recomendada de café a ser consumida, os estudos sugerem que quanto mais café você beber, maior será o efeito protetor. No entanto, há um limite. O recomendado é não exceder de três a quatro xícaras de café expresso por dia. Consumir cafeína em excesso pode ter efeitos negativos em outros sistemas, como o sistema cardiovascular, levando a arritmias, e no sistema neurológico, causando irritabilidade excessiva.

Também é importante notar que não é recomendado consumir café após as 15 ou 16 horas. porque a cafeína permanece em nosso corpo por cerca de 6 horas. Se você começar a beber café muito tarde da tarde, isso pode interferir no seu sono. Mesmo que você não perceba o impacto no seu sono, há uma alteração na qualidade do sono. O sono tem diferentes estágios e consumir cafeína perto da hora de dormir afeta sua qualidade, o que pode ter um impacto mais amplo na sua saúde geral.

Conclusão: O Café é nosso Aliado na Saúde Renal

O café é benéfico para a saúde dos rins. Você pode desfrutar do seu café sem se preocupar em prejudicar seus rins. Apenas lembre-se de não consumir café após as 16 ou 17 horas. para evitar distúrbios do sono.

Leia: Além da Ansiedade: Estratégias Inovadoras para Gerenciar a Saúde Mental