Três Passos Rápidos para Controlar a Sua Raiva

Tempo de leitura: 2 minutos

Todos nós enfrentamos situações em que a raiva parece assumir o controle. Seja um mal-entendido que fez você perder a paciência ou um pequeno incidente que o deixou chateado, a raiva é uma emoção que todos nós experimentamos. No entanto, é essencial aprender a controlar essa emoção, em vez de ser controlado por ela. Aqui estão três passos rápidos que você pode seguir para controlar sua raiva.

1. Saia do Estado

Quando sentir a raiva chegando, imediatamente saia do seu estado atual. Desassocie-se. Torne-se um observador terceirizado do que está acontecendo. Imagine que está assistindo a um filme ou jogando um videogame onde você controla o personagem. O que está acontecendo não está realmente afetando você, mas sim o personagem que você está controlando no jogo.

A chave é interromper o seu padrão imediatamente. Um segundo é tudo que precisamos para sermos sugados pela raiva. A emoção se constrói com o momentum. Quanto mais você a deixa permanecer, mais forte ela fica.

Interrompa o estado dizendo ou fazendo algo totalmente bizarro e inesperado. Quanto mais bizarro, melhor. Faça algo tão estranho que até mesmo você fique chocado. Que o seu cérebro não saiba o que fazer com isso.

2. Fique Curioso Sobre a Raiva

Em seguida, observe de maneira neutra o que está acontecendo com você e por que você está sentindo raiva. Faça isso de uma maneira muito objetiva e curiosa. Não leve para o lado pessoal, tente se observar de longe.

Seja curioso e realmente se pergunte o que está passando pela pessoa que você está observando agora. Uma dica seria usar um tom de questionamento ou curiosidade enquanto mentalmente pergunta. Isso ajuda muito a tirar a energia e o foco da emoção e substituí-los por uma curiosidade genuína para saber mais. Você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • "Então, por que ele está se sentindo assim?"
  • "O que ele quer em vez disso?"
  • "O que faria ela se sentir melhor?"

3. Decida Que Ações Tomar

O passo final é decidir como responder e que ação tomar.

Agora que você está em um estado mais neutro de ser, pense e decida a melhor maneira de responder à sua situação atual. O que você deveria ter feito em vez disso? O que você pode fazer agora que está nesta situação? Quais são os pontos de aprendizado a levar para casa desta experiência?

Ao passar por este processo, você garante que se coloca em um estado neutro e objetivo primeiro para saber como responder melhor à raiva e qual a melhor ação a tomar. Isso, em última análise, ajuda você a se concentrar na solução em vez de continuar se afogando na raiva.

Este é um método rápido e eficaz para controlar a raiva. No entanto, para realmente dominar como controlar a raiva e ter uma mudança duradoura, você precisa abordar a raiva e as emoções negativas de uma maneira abrangente.

Leia: Aumento no Diagnóstico de Transtornos Mentais em Crianças Requer Cautela