Vantagens do uso do ponto eletrônico em supermercado

Tempo de leitura: 5 minutos

Ponto eletrônico em supermercado é uma ferramenta que faz toda a diferença, no que diz respeito a controle e praticidade. Esses ambientes hospedam clientes diariamente e exigem equipes bem estruturadas para garantir um bom atendimento. Se algo der errado, pode comprometer o sucesso do negócio. Em suma, o Departamento de Recursos Humanos e o Departamento de Pessoal desempenham um papel importante, desde o recrutamento de funcionários até o gerenciamento da jornada.

No caso de supermercados com mais de uma unidade, seja na mesma cidade ou em regiões diferentes, o trabalho dos recursos humanos pode ser ainda mais complicado. Quando não há um sistema eletrônico de ponto e presença que forneça dados em tempo real, as verificações de dados são mais lentas.

Portanto, ter esse tipo de ferramenta pode trazer benefícios para quase todos os níveis de negócios, de gestores a colaboradores. Por isso, compilamos aqui algumas vantagens do ponto eletrônico em supermercado. Não deixe de conferir!

Segurança corporativa

A gravação de horas trabalhadas eletronicamente é muito mais segura do que o registro manual de horas. Por exemplo, quando um funcionário vai à justiça alegando que não recebeu horas extras, o ônus de provar o contrário é da empresa. Então, com notas de papel, essa tarefa será mais difícil.

Por outro lado, por meio do ponto eletrônico em supermercado, as horas extras são registradas automaticamente, após o término da jornada de trabalho. Além disso, além de dar mais segurança, também auxilia no processo de confecção da folha de pagamento.

Transparência do funcionário

Um ponto eletrônico é um sistema confiável desde que esteja em conformidade com o disposto na Portaria nº 671/MTP, que regulamenta o uso de sistemas eletrônicos para registro da jornada de trabalho. Esse tipo de sistema aumenta a transparência da relação entre o funcionário e a empresa. Afinal, os profissionais sabem que seus direitos serão respeitados.

Por exemplo, com o ponto eletrônico, os funcionários podem fazer a marcação de hora online via aplicativo. Além disso, eles podem conferir as informações por meio do sistema, um portal para funcionários, que contém todos os dados sobre sua jornada.

Elimine despesas desnecessárias

As empresas que automatizam o registro das horas trabalhadas tendem a reduzir as horas extras desnecessárias e o pagamento de férias. Usando um ponto eletrônico, o Departamento de Recursos Humanos e o Departamento Pessoal podem consultar os profissionais que estão atendendo após o expediente. Eles podem então avaliar a situação e corrigir o problema.

No que diz respeito às férias, a lei laboral estipula claramente que um trabalhador não pode faltar mais de cinco vezes sem motivo dentro de um ano. Além disso, a empresa reserva-se o direito de descontar o número de dias de folga. Os horários eletrônicos são úteis para a identificação.

Controle de ponto adequado

As consultas não podem ser agendadas no sistema de ponto eletrônico. Se a jornada começar às 8h e o funcionário chegar às 8h11, você será notificado sobre o atraso. Portanto, o Departamento de Recursos Humanos, o Departamento Pessoal e os gerentes podem visualizar rapidamente essas informações.

Quanto aos registros de papel, estes foram usados ​​durante anos, mas depois foram substituídos pela tecnologia do ponto eletrônico. Isso porque eles são mais propensos a fraudes e erros humanos, o que torna o controle menos ineficaz.

Facilidade de uso

Ponto eletrônico em supermercado é um sistema muito simples e fácil de usar.

É possível realizar agendamento por meio de um aplicativo, assim o sistema pode reconhecer o rosto do funcionário e gravar o ponto com apenas alguns cliques.

Além disso, a entrada também é mais rápida. Esse é um ponto positivo para se ganhar o apoio dos funcionários.

Agilidade no Departamento de Recursos Humanos e no Departamento Pessoal

Ponto Eletrônico em Supermercado
Ponto Eletrônico em Supermercado

Isso é fundamental, principalmente para redes de supermercados com várias unidades. Com um bom sistema, é possível acessar as informações em tempo real!

O acesso a informações em tempo real beneficia muito o trabalho dos profissionais do Departamento de Recursos Humanos e o Departamento Pessoal.

Quando é hora de fechar a folha de pagamento, dificilmente haverá problemas, graças aos registros armazenados.

Aproveite e leia: Demissão da empregada doméstica: um guia passo a passo no eSocial

Custo-benefício

A utilização de ponto eletrônico em supermercado também é extremamente rentável para as empresas. Dependendo do modelo escolhido, pode ser suficiente instalar um relógio na empresa, ocupando pouco espaço e exigindo pouca manutenção. As atualizações de software são realizadas online.

O retorno do investimento é facilmente percebido pelos gestores. Afinal, o RH, ou Departamento de Pessoal, tem mais tempo para lidar com as questões estratégicas da empresa, porque as atividades são automatizadas. Portanto, utilizar a plataforma eletrônica é uma forma econômica de trazer credibilidade e transparência ao seu negócio.

Quer saber mais sobre a ponto eletrônico? Então fale com a ARKA Online!

Contabilidade completa para Supermercado é nossa especialidade.

Conheça o PontoWeb. Aplicativo de ponto com atualizações em tempo real para modelos híbridos de trabalho!