Receita Federal anuncia novo calendário de restituição do Imposto de Renda e inclui mais um grupo na prioridade.

Tempo de leitura: 1 minuto

A Receita Federal divulgou o calendário de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, que será feito em cinco lotes, começando no dia 31 de maio e finalizando no dia 29 de setembro.

O calendário de restituição do Imposto de Renda deste ano trouxe novidades para o contribuinte.

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é uma ótima forma de devolver o dinheiro do contribuinte que foi pago a mais durante o ano. Por isso, é importante ficar atento ao calendário de restituição para não perder o direito ao recebimento dessa parte do imposto.

É possível consultar a restituição pelos sites e aplicativos da Receita Federal e, caso o contribuinte não receba, entre em contato com a Receita para entender o que ocorreu. Assim, o contribuinte não perderá o direito ao recebimento.

Mudanças para 2023

Neste ano, a Receita Federal anunciou mudanças no grupo de prioridades legais ao incluir contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida ou optem por receber a restituição por PIX.

A ordem de precedência é a seguinte: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida e aqueles que optem por receber a restituição por PIX e, por último, os demais contribuintes.

Prazo para receber no primeiro lote

Para que a Receita Federal possa processar a obrigação e realizar o pagamento ainda no primeiro lote, é importante que a declaração do Imposto de Renda seja entregue até 10 de maio. Quem enviar uma declaração do IRPF após essa data, poderá receber no lote seguinte.

Leia: Descubra Como Evitar os 7 Erros Mais Comuns no Imposto de Renda