Revolução Nos Pagamentos digitais: Pix Automático, Pix Parcelado e Bolepix em 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Em um movimento significativo para aprimorar os sistemas de pagamentos digitais, o Banco Central do Brasil (BC) deverá introduzir três funcionalidades inovadoras no Pix, o método de pagamento instantâneo lançado em 2020. Com lançamento previsto para abril de 2024, esses novos serviços - Pix Automático, Pix Parcelado e Bolepix – estão preparados para transformar o cenário das transações financeiras no Brasil, tornando-as mais acessíveis, eficientes e fáceis de usar.

Pix Automático: Simplificando Pagamentos Recorrentes

O Pix Automático foi desenvolvido para facilitar pagamentos recorrentes automáticos. Este serviço requer autorização prévia do pagador e é construído sobre três pilares fundamentais: segurança, comodidade e flexibilidade. Ela atende a uma ampla gama de negócios, incluindo empresas de serviços públicos, seguradoras, operações de crédito, instituições educacionais, academias, condomínios, serviços de streaming e clubes por assinatura. O objetivo principal é fornecer uma experiência de pagamento segura e contínua para pagadores e destinatários, acomodando vários modelos de negócios, sejam digitais ou físicos.

Pix Parcelado: democratizando o parcelamento

O serviço Pix Parcelado, também conhecido como Garantido (nome provisório), ainda está em desenvolvimento e sem data de lançamento confirmada. No entanto, representa um avanço significativo na evolução do Pix. Esse serviço permitirá o parcelamento por meio do Pix, funcionalidade ainda não lançada oficialmente pelo Banco Central. Apesar disso, os bancos já são incentivados a oferecer opções de crédito e parcelamento via Pix aos seus clientes. O Pix Parcelado merece destaque porque busca democratizar o acesso ao parcelamento, atendendo a um segmento da população que atualmente não tem acesso ao pagamento recorrente com cartão de crédito.

Bolepix: Pagamento Instantâneo via QR Code

O Bolepix é uma adaptação inovadora do sistema tradicional de boleto, integrando-o à instantaneidade do Pix. Ele gera um QR Code que funciona como um boleto, que o consumidor pode pagar por meio do Pix, resultando na liberação imediata da transação. Este sistema simplifica o processo de pagamento, oferecendo uma linha única para processamento automático pelas instituições bancárias, aumentando assim a eficiência e reduzindo o tempo de confirmação do pagamento.

Conclusão: Visando soluções de pagamento abrangentes

O objetivo geral do Banco Central com esses novos serviços é expandir a utilidade e a adoção do Pix, tornando-o uma ferramenta versátil para todos os tipos de pagamentos, independentemente do valor ou natureza da transação. Ao introduzir o Pix Automático, o Pix Parcelado e o Bolepix, o BC pretende fornecer soluções de pagamento abrangentes que atendam às diversas necessidades da população brasileira. Esses serviços, assim como o Pix tradicional, serão oferecidos gratuitamente, promovendo ainda mais sua acessibilidade e utilização. Com esses avanços, o BC não está apenas revolucionando a infraestrutura de pagamentos digitais no Brasil, mas também estabelecendo um precedente para futuras inovações no setor financeiro global.

Leia: DIFAL-ICMS: STF Decide e os Estados Podem Cobrar  a Partir de 2022