Saiba como verificar se seus dados foram usados indevidamente

Tempo de leitura: 1 minuto

É possível conferir se os seus dados foram usados indevidamente para abrir contas, solicitar empréstimos ou em chaves Pix, etc.

Saiba como verificar se seus dados foram usados indevidamente
Saiba como verificar se seus dados foram usados indevidamente

O governo disponibiliza uma plataforma que permite verificar essas informações. Continue a leitura e saiba como!

Trata-se da plataforma Registrato, do Banco Central. Nela, é possível verificar gratuitamente e online se os seus dados já foram usados de forma indevida.

Essa plataforma auxilia a difícil tarefa de identificar o uso indevido de dados pessoais, algo tão comum, devido à inserção de informações em diversos sites.

O Registrato permite o monitoramento dos seus dados de forma muito prática. Basta usar o login do gov.br, em nível prata ou ouro. É importante ressaltar que o login do Registrato sairá do ar em fevereiro de 2023.

Dentro da plataforma, clique no menu localizado no canto esquerdo. No menu, selecione a opção “Relatório” e, em seguida, selecione em que documento deseja fazer a consulta: “Minhas Chaves Pix”, “Meus endividamentos”, “Meus relatórios financeiros” ou “Minhas operações de câmbio”.

Cada relatório possui um prazo diferente para a emissão. Caso queira obter informações em tempo real, é necessário ir ao banco.

O relatório informa inconsistências ou solicitações não autorizadas. Caso o usuário identifique alguma irregularidade, é necessário entrar em contato com a instituição financeira onde consta a irregularidade, ou com o próprio Banco Central.

 

Leia também: Já está disponível o Integra Contador

 

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade