STF Valida Criação do Município de Boa Esperança do Norte em Mato Grosso

Tempo de leitura: 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a validade da lei do estado de Mato Grosso que estabeleceu a criação do Município de Boa Esperança do Norte. O julgamento ocorreu no contexto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 819.

A ADPF foi proposta pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O partido argumentava que a Lei estadual 7.264/2000, que originou a criação do município, havia sido suspensa em 2000 pelo Tribunal de Justiça do Estado. No entanto, o STF, por maioria, entendeu que a referida lei cumpriu todos os requisitos legais vigentes na época de sua promulgação.

Um ponto crucial da decisão foi a análise da legislação vigente na época. O ministro Gilmar Mendes destacou que a Lei estadual 7.264/2000 atendeu a todos os requisitos estipulados pela legislação da época. Ele mencionou que a Constituição Federal, em sua Emenda Constitucional (EC) 15/1996, estabelece que a criação de municípios deve ser feita por lei estadual. Além disso, a EC 57/2008 validou atos de criação de municípios cujas leis foram publicadas até 31/12/2006, desde que cumpridos os requisitos da legislação estadual vigente.

Outro aspecto relevante foi a decisão anterior do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) que havia suspendido a norma. O STF entendeu que o tribunal estadual não poderia declarar a inconstitucionalidade da criação do município por meio de mandado de segurança.

A decisão do STF reforça a importância de analisar as leis e emendas constitucionais no contexto em que foram promulgadas. A criação do Município de Boa Esperança do Norte, agora validada pelo STF, é um exemplo de como a interpretação jurídica pode evoluir ao longo do tempo, considerando as mudanças na legislação e nas circunstâncias sociais e políticas.

Leia: PGR Desafia Limitações à Participação Feminina em Concursos Militares