Diferenciais de um bom escritório contábil

Tempo de leitura: 6 minutos

O escritório contábil é parte da legalização da prestação de serviços de contabilidade para diferentes tipos de clientes e mercados.

A contabilidade é uma das áreas mais importantes para organização e planejamento tributário de qualquer empresa, e seja na criação de um escritório interno nas dependências da própria empresa atendida ou na sede do prestador de serviços contábeis, ter um escritório é primordial.

Porém, para grande parte das empresas que terceirizam essa função é de grande valia contar com assessoria contábil adequada para orientar a empresa em suas principais atividades e responsabilidades.

Esse serviço acessado de forma dedicada ajuda a empresa atendida a obter o melhor auxílio em suas finanças, pleno controle de seus impostos e reduzir a burocracia em seus processos de fechamento de contas e pagamentos de tributos.

Neste artigo falaremos mais sobre esse tema e como ele impacta na realidade do mercado.

A importância do escritório contábil

Como falamos na introdução, esse tipo de escritório pode existir internamente dentro da empresa atendida ou existir como empresa de contabilidade que presta serviços e assessorias diversas para seus clientes que atuam como pessoa jurídica em diferentes mercados.

Todo contador, em geral, precisa ter um bom escritório físico e virtual que permita a plena realização de suas atividades e para desenvolver os melhores serviços possíveis para seus clientes.

Registro do escritório

Além de montar o escritório, o contador pode e deve registrar seu escritório bem como a sua empresa de contabilidade em órgãos competentes como forma de regularizar suas atividades.

É fundamental que o responsável da assessoria contábil registre seu escritório em um órgão competente existente em seu estado. Além do registro é indicado realizar o registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para formalizar a empresa.

Atendimento de qualidade

Além do conceito da assessoria de contabilidade e do registro da mesma perante os órgãos competentes é importante planejar o escritório a ter atendimento de qualidade para atender pessoas jurídicas, pessoas físicas e empresas de mercados especializados, se for o caso.

Sabemos que buscar atender bem o cliente é um fator que gera diferenciação de mercado e vantagem competitiva, além de gerar mais confiança em relação aos clientes.

Dessa forma, o escritório contábil se diferencia de seus concorrentes diretos gerando um melhor relacionamento de forma mais duradoura e com mais confiança.

Ao mesmo tempo que o escritório pode oferecer mais serviços a partir do momento que conhece melhor o seu cliente e suas reais demandas, entendendo as questões burocráticas, a avaliação de documentos e oferecer solução de modo direcionado para todos.

Tendências tecnológicas

Além do uso de material impresso, as melhores empresas de assessoria contábil utilizam ferramentas digitais e automatizadas para registro de documentos, compartilhamento de dados e armazenamento de documentos nas nuvens.

Dentre as melhores tendências na área de tecnologia, o escritório contábil pode ainda contar com novas tecnologias mais avançadas como a inteligência artificial.

Não é mais necessário que a assessoria em contabilidade tenha que lidar com excesso de documentos e de dados de modo analógico ou manual.

Com as novas tecnologias é possível aumentar a produtividade e tornar todos os processos mais adequados. Devemos lembrar que, grande parte dos processos fiscais, como a emissão de uma nota fiscal, também se tornaram digitais e virtualizados, o que exige pleno acesso de meios localizados em servidores automatizados na internet por parte da assessoria.

Canais de comunicação

Nenhum profissional ou prestador de serviços pode atuar de modo isolado. É fundamental que o escritório contábil ofereça os melhores canais de comunicação como número de telefone, WhatsApp, Telegram, redes sociais e entre outros para orientar o cliente a entrar em contato sempre que precisar.

Muitas vezes, o cliente pode ter algum tipo de dúvida em como entrar em contato, quais documentos apresentar e como fechar um contrato de consultoria ou assessoria especializada junto ao contador contratado.

Oferecer canais de comunicação mais adequados é de suma importância para atrair mais clientes e mantê-los bem informados.

Escritório segmentado

O empreendedor nessa área pode ainda decidir pela segmentação de seu escritório, ao decidir desenvolver diferentes tipos de serviços que atendam a diferentes tipos de nicho de mercado.

Em muitos casos, a segmentação do mercado trata-se de uma importante estratégia para atender diferentes perfis de clientes ou clientes de diferentes mercados de atuação.

Ao formatar o escritório ou empresa de contabilidade é importante se concentrar na contabilidade geral e nos serviços específicos.

Consultoria financeira

O escritório contábil pode incrementar a oferta de outros serviços como a consultoria financeira que vai muito além dos serviços somente contábil.

O grande objetivo nesta área é a de orientar seus clientes a como organizar a gestão financeira de um determinado negócio buscando desenvolver mais capacidade e conhecimento para a orientação de seus clientes atendidos.

É importante que todas as questões sejam tratadas com clareza, principalmente em situações de crises.

A empresa que presta serviço de contabilidade para seus clientes não tem o interesse de ver seus clientes em má situação, pois se a empresa atendida vai à falência o escritório perderá seu cliente. Dessa forma, com a devida orientação financeira a contabilidade ajudará seus clientes a manter a saúde financeira da empresa e todos os respectivos serviços de contabilidades em dia.

Qualificação da equipe

O escritório contábil pode e deve contar com equipe qualificada e com pleno conhecimento em diversas áreas como nas áreas de gestão e sustentabilidade econômica, por exemplo.

Um bom escritório contábil
Um bom escritório contábil

Ao contar com funcionários e colaboradores capacitados e treinados, a assessoria de contabilidade poderá oferecer melhores serviços e ajudar seus clientes a obter melhores resultados.

Leia: A importância do pró-labore na empresa e a conformidade da estruturação financeira

Conclusão

Portanto, abrir um escritório contábil requer muita atenção e organização para oferecer os melhores serviços em diferentes mercados.

Além da organização de contas e controle de tributos, a contabilidade deve ser compreendida como uma importante estratégia dedicada para a gestão empresarial dedicada a outros setores da empresa.

Dessa forma, uma empresa de contabilidade precisa ser bem estruturada e com toda atenção para organizar a gestão e as obrigações tributárias.