A Viagem do Trem do Corcovado (RJ)

Tempo de leitura: 2 minutos

O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por suas belezas naturais, praias deslumbrantes e monumentos icônicos. Entre esses monumentos, destaca-se o Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. E uma das formas mais tradicionais e encantadoras de chegar até ele é através do Trem do Corcovado.

História do Trem

A história do Trem do Corcovado começa em 1884, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro do Corcovado, tornando-se a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. O objetivo era facilitar o acesso ao cume do morro, que já era um ponto turístico popular na época, mesmo antes da construção do Cristo Redentor.

O Passeio

A viagem começa na estação localizada no bairro do Cosme Velho. Logo nos primeiros momentos, os passageiros são envolvidos pela densa Mata Atlântica, que cobre a montanha. O trajeto, que tem cerca de 3,8 km de extensão, é repleto de curvas e oferece vistas panorâmicas da cidade maravilhosa.

Ao longo do percurso, é possível observar diversas espécies da fauna e flora brasileira, em um verdadeiro espetáculo da natureza. Macacos, tucanos e borboletas são frequentemente avistados pelos passageiros.

Chegando ao Topo

Após cerca de 20 minutos de viagem, os passageiros chegam ao topo do Corcovado, a uma altitude de 710 metros. Lá, uma vista panorâmica do Rio de Janeiro se descortina, com destaque para a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Copacabana e Ipanema, o Pão de Açúcar e, claro, o majestoso Cristo Redentor.

Dicas para a Viagem

  1. Horários: O trem opera diariamente, com saídas a cada 20 minutos, aproximadamente. No entanto, é recomendável checar os horários e comprar os ingressos com antecedência, especialmente em épocas de alta temporada.
  2. Clima: Em dias de chuva ou neblina, a visibilidade no topo pode ser reduzida. Portanto, se o objetivo é apreciar a vista, é bom verificar a previsão do tempo.
  3. Roupas e Acessórios: Use roupas confortáveis e leve um agasalho, pois a temperatura no topo pode ser mais baixa. Não esqueça a câmera fotográfica ou o celular para registrar os momentos incríveis!

Conclusão

A viagem no Trem do Corcovado é mais do que um simples passeio turístico. É uma experiência única, que combina história, natureza e uma das vistas mais espetaculares do mundo. Seja para os cariocas ou para os turistas, é uma aventura que vale a pena ser vivida.

Leia: A Viagem de Trem pela Estrada de Ferro Carajás (PA – MA)