Aprenda tudo sobre como abrir uma franquia

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Saber como abrir uma franquia é a missão de todo empreendedor que pretende abrir um novo negócio por meio de uma marca já conhecida no mercado.

Como abrir uma franquia
Como abrir uma franquia

Dessa forma podemos indicar o sistema de franquia como uma das melhores oportunidades para abertura de um novo negócio que permita maior liberdade financeira e de tempo. Dentre as principais vantagens podemos lembrar que o suporte é uma das mais importantes no processo de aquisição de uma franquia.

Trata-se de um modelo muito positivo para o empreendedor ter um negócio promissor com capacidade de expansão rápida no mercado.

Como abrir uma franquia?

Quando falamos em um sistema de franquia temos uma relação entre duas partes, o do franqueado (a parte que adquire a franquia) e do franqueador (a marca que oferece a rede de franquia).

O franqueador é o responsável pelo desenvolvimento da marca, dos produtos e do padrão de produção de produtos e serviços. Enquanto que o franqueado é a pessoa interessada em investir na abertura de um novo negócio, mas contando com o apoio de uma empresa ou marca de confiança.

A seguir apresentamos os três passos iniciais para a abertura de uma franquia de qualidade e promissora.

1 – Plano de negócio

Ao criar um plano de negócio é importante considerar a marca e os produtos que serão de fato trabalhados. De todo modo, ao desenvolver um plano de negócio inteligente o empreendedor terá condições de avaliar o perfil da empresa e marca, e avaliar as características do mercado, ainda sobre a melhor maneira de estruturar a nova empresa.

Nesse primeiro passo, o empreendedor considerará planejar melhor os investimentos necessários para a criação da marca e avaliar o retorno do investimento.

2 – Área jurídica

É importante inserir os objetivos de parecer jurídicos com a inclusão de estudos de manuais e contratos do processo de adesão a uma franquia. É importante que o franqueado leia todas as informações relacionadas às regras, ponto de vista de qualidade dos produtos e manutenção da unidade da marca.

Em todos os casos é importante que a parte do franqueador saiba elaborar um contrato transparente com cláusulas que envolvam todos os detalhes a serem acertados.

3 – Processos padronizados

Na terceira e última etapa é importante que ambas as partes respeitem a padronização das marcas e dos produtos a serem apresentados, o que ajudará a reduzir riscos ou qualquer erro de mercado, lembrando que os franqueados são orientados a seguir padrões de instalações de lojas, de oferta e demais definições impostas pelo franqueador.

Você já deve ter percebido que todas as lojas do McDonald 'se da Boticário são praticamente iguais, e todas são franquias.

Dica bônus: controle financeiro

Uma dica adicional é referente ao processo de controle financeiro, conduzindo a distribuição de produtos e processo de atendimento a ser oferecido aos clientes.

A criação da marca

Para a parte do franqueado um dos pilares de saber como abrir uma franquia e como oferecê-la de forma atraente para novos parceiros, é importante saber criar e posicionar uma marca de forma condizente.

Posteriormente, é indicado estruturar modelos de negócio que sejam sólidos e já testados no mercado considerando as características do produto, o segmento de público e a qualificação de processos de vendas.

Objetivos de vendas

O franqueado deve estar atento aos objetivos de vendas, tendo em mente um bom objetivo inserido no plano de negócios compreendendo as principais condições de estoque e de oferta, sempre se adequando corretamente independente da região do Brasil onde atua e para qual região de fato atende.

Como falamos anteriormente, o franqueado é o empreendedor que toma a decisão de empreender investindo parte de seu dinheiro adquirindo os direitos de trabalhar sobre uma marca já existente.

Ou seja, ao invés de abrir uma lanchonete com qualquer nome ou cardápio, ele decide adquirir uma franquia do McDonald 's ou do Bob' s como forma de garantir mais suporte, produtos padronizados e maior integração com a comunicação unificada da marca no mercado.

Qualquer empresa pode abrir uma franquia?

Se uma empresa possui um perfil de negócio escalável ela pode transformar os seus processos de produção, vendas e entrega em um modelo de negócio a ser franqueado por terceiros.

Qualquer empresa pode abrir uma franquia
Qualquer empresa pode abrir uma franquia

Porém, no ciclo de vida de uma empresa não existe um momento específico para a empresa tomar esse tipo de decisão.

Uma determinada marca pode oferecer franquia desde o seu dia de lançamento ou aguardar alguns anos para amadurecer sua cultura organizacional e posicionamento de mercado para alcançar determinado status.

Tudo dependerá também do planejamento, o empreendedor poderá realizar escolhas para oferecer franquias cujos valores de investimento sejam acessíveis e o processo de instalação de negócio se torne o mais viável possível para o novo empreendedor franqueado.

É importantíssimo que a empresa franqueadora procure criar um diferencial em relação aos concorrentes, atraindo mais interesse em clientes interessados em investir mais em determinada marca ou produto

A empresa matriz pode e deve criar um processo de formatação de sua franquia incluindo um conjunto de definições que pode tornar o negócio viável para a marca matriz e para os parceiros franqueados.

Em todos os casos, a marca matriz deverá padronizar todos os processos internos relacionados à marca, produtos, branding (gestão de marca), canais de vendas, precificação e entre outros detalhes.

Ambas as partes terão que trabalhar de forma orientada e planejada o processo de divulgação da franquia e de suas marcas, para que o cliente final reconheça a unicidade e padronização do processo de atendimento, oferta e garantias.

Conclusão

Portanto, ao pesquisar em como abrir uma franquia é bom considerar os dois lados da transação, tanto o do franqueado quanto o do franqueador.

Neste artigo apresentamos dicas fundamentais para o empreendedor que procura adquirir uma franquia e trabalhar como franqueado e proprietário de uma marca, produto ou modelo de negócio e pretende atuar como franqueador.

Em todos os casos, a franquia envolve planejamento, padronização e unicidade de todos os atributos de geração de valor do negócio.

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