Saiba como recuperar o recibo do Imposto de Renda

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas esquecem onde guardam ou salvam o recibo do Imposto de Renda. Se isso acontecer com você, não se preocupe! Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrá-lo.

Ao final do processo de declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física, todos os contribuintes recebem um recibo referente à sua declaração.

Mesmo se você perder ou esquecer onde guardou o arquivo do recibo no seu computador, é possível recuperá-lo facilmente.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a compreender melhor todos os aspectos do documento chamado recibo do Imposto de Renda. Você aprenderá quais são as informações que o tornam único e como pode ser feita a sua recuperação.

Recibo da declaração do Imposto de Renda

O recibo é um documento confirmando o envio da declaração de renda anual. Ele possui uma sequência de 12 números que serve para identificar o recibo.

Você não precisa de um recibo do imposto de renda do anterior ou de uma sequência numeral para declarar seu Imposto de Renda; não é obrigatório.

Qual a importância do recibo do imposto de renda

Esta numeração sequencial do recibo do imposto de renda é necessária para os seguintes casos:

  • Você pode acompanhar o processamento da declaração do imposto de renda pelo site da Receita Federal no eCAC;
  • Se você cometeu um erro em sua declaração anterior, precisará fazer uma nova declaração (retificadora) para consertá-lo;
  • A fiscalização está exigindo uma comprovação de que o contribuinte efetivamente preencheu a declaração dentro do prazo estabelecido pele Receita Federal.

A Receita Federal orienta que todos os contribuintes guardem o recibo do Imposto de Renda em um lugar seguro e acessível, pois ele contém não apenas os números de identificação, mas também outras informações pessoais.

Como obter segunda via do recibo do imposto de renda?

Infelizmente, é muito comum que as pessoas não guardem ou não salvem corretamente o recibo da declaração do Imposto de Renda. Isso acontece todos os anos e pode causar diversos problemas.

Você não é o único que chegou até esse artigo buscando uma solução para o problema de ter perdido um documento importante.

Uma vez que você tenha terminado de preencher a declaração do Imposto de Renda, basta buscar na interface do programa gerador a opção para imprimir o seu recibo, se assim desejar.

A dica é: ao escolher salvar o seu recibo no computador, fique atento em qual “pasta” ele está sendo salvo. Geralmente, o nome do arquivo referente ao recibo contém o seu CPF e a data da declaração.

Este documento contém informações importantes que podem te auxiliar no futuro. Salve-o em um lugar de fácil acesso para quando precisar consultá-lo.

Se você não tem o seu número de recibo do Imposto de Renda, fique tranquilo. É possível encontrá-lo de duas formas diferentes.

Recuperar o número do recibo

Para ter acesso ao seu recibo, basta seguir um dos caminhos listados abaixo:

Acessando o eCAC pelo portal da Receita Federal

O e-CAC é um sistema da Receita Federal que funciona completamente online.

O portal do eCAC é uma ferramenta online que disponibiliza o recibo dos anos anteriores, além de informações sobre pendências e outras questões relacionadas ao imposto.

Você precisa de um código específico para acessar este conteúdo no e-CAC. Se você não tem esse código, pode se cadastrar rapidamente para obtê-lo.

Antes de iniciar o processo para obter o código de acesso pessoa física, você precisará ter os seguintes dados pessoais: CPF, data de nascimento e os números das duas últimas declarações do imposto de renda.

Se não tem algumas das informações acima, adquira um certificado digital. Com ele, poderá acessar o eCAC facilmente pelo portal.

Como último método, você pode obter o recibo presencialmente, basta dirigir-se a uma unidade da Receita Federal.

Para tanto, você precisa agendar um horário para se dirigir até a unidade da Receita Federal mais próxima. Não esqueça de levar os seus documentos pessoais, como CPF, RG ou carteira de motorista. O agendamento é feito pelo site.

Caso decida ir à Receita, solicite o código de acesso ao portal e-CAC. Dessa forma, será possível realizar qualquer procedimento semelhante online, no futuro.

Como você pode perceber, é possível obter o seu recibo do Imposto de Renda facilmente.

Quando você tem dúvidas sobre como proceder em determinadas situações, a melhor opção é contar com ajuda de especialistas. A ARKA Online Contabilidade pode te ajudar com o imposto de renda de maneira simples e eficiente.

Leia também: Declaração do Imposto de Renda simplificada ou completa? Saiba qual é a melhor para os eu caso.

ARKA Online Contabilidade