A diferença de adware, spyware, vírus e antivírus

Tempo de leitura: 4 minutos

adware, spyware, vírus, antivírus
adware, spyware, vírus, antivírus

Existem diferentes tipos de software que podem danificar ou afetar o seu computador, e é importante ter conhecimento sobre cada um deles para poder proteger adequadamente o seu dispositivo. Adware, spyware e vírus são três dos principais tipos de software malicioso que você precisa conhecer. Os antivírus, por outro lado, protegem os dispositivos.

Spayware

Adware, spyware e vírus de computador compartilham algumas semelhanças, uma das quais é que todos os três são grandes incômodos para os usuários de computador. Vamos diferenciar os três.

Spyware é um software que não danifica intencionalmente seu computador. O que eles fazem é criar caminhos nos quais outra pessoa além do proprietário do computador possa se comunicar com o computador. Normalmente, os spywares gravam os vários tipos de sites que você visita, que são posteriormente usados ​​por anunciantes da web para permitir que eles enviem e-mails e pop-ups indesejados.

É por isso que os spywares geralmente são desaprovados e muito evitados. Eles são mais intrusivos do que adware. O spyware tem seus próprios programas executáveis ​​separados que permitem que eles gravem as teclas digitadas, escaneie arquivos em seus discos rígidos e veja outros aplicativos que você usa, incluindo, mas não limitado a programas de bate-papo, cookies e configurações do navegador da Web.

O spyware então enviará as informações coletadas ao autor do spyware. O agente usará essas informações para fins de publicidade e marketing. Eles até vendem as informações para anunciantes e outras partes.

Adware

Adware, por outro lado, são formas mais legítimas de freeware. Semelhante ao spyware, os adwares são materiais publicitários que são empacotados em um software ou programa e são instalados automaticamente assim que esse programa ou software específico é adicionado ao sistema do computador. Algumas formas de adware, por outro lado, baixam conteúdo de publicidade conforme um aplicativo específico está sendo utilizado. É muito lamentável que a maioria dos programas de adware assumam a forma de spywares, ou seja, eles rastreiam e relatam informações do usuário aos autores do programa.

Sinais de infecção

adware, spyware, vírus, antivírus
adware, spyware, vírus, antivírus

Alguns sinais de infecções por spyware incluem anúncios pop-up que parecem não estar relacionados ao site que você está visualizando. Na maioria das vezes, os pop-ups de spyware são anúncios sobre conteúdo adulto. Além disso, se você perceber que seu computador está lento, há uma grande chance de que spywares e seus outros componentes tenham encontrado seu caminho em seu sistema operacional. Quando a área de trabalho do Windows também demora mais para carregar, é melhor verificar seu computador em busca de possíveis infecções por spyware.

Vírus

Enquanto isso, os vírus são uma forma destrutiva de software. Eles foram puramente projetados e criados para um único propósito: destruir o seu computador. Eles destroem tudo o que entram em contato e iniciam a auto-replicação e infectam o maior número possível de componentes do sistema operacional ou da rede do computador.

Antívirus

Atualmente, muitos softwares antivírus também fornecem utilitários de verificação e remoção de spyware e adware. Alguns programas, no entanto, estão focados em localizar e excluir ou destruir programas de spyware e adware. Seja um software antivírus ou um scanner dedicado anti-spyware, ambos pesquisam seu computador e identificam qualquer spyware e vírus instalado em seu sistema.

Em seguida, eles o removem, bem como seus componentes localizados no registro do sistema, entre outros locais do seu computador. Portanto, é bom atualizar regularmente seu scanner de vírus ou spyware para garantir que seu computador esteja protegido contra os milhares de spyware e vírus na Internet. Nunca se deixe enganar por anúncios que afirmam que seus produtos contêm apenas adware.

Esses adwares podem ser spywares disfarçados e estão apenas esperando para serem implantados para coletar suas informações. Aprenda a configurar sistemas de firewall e sempre bloquear bloqueadores de pop-up para minimizar a infecção do computador e garantir a segurança de todos os arquivos do seu computador.

Conclusão

Adware, spyware, vírus e antivírus são todos termos que você provavelmente já ouviu antes. Mas você realmente sabe a diferença entre eles?

Adware é software que pode exibir anúncios irritantes em seus dispositivos, enquanto spyware monitora suas atividades online para fins de marketing ou roubo de dados pessoais. Os vírus podem causar graves problemas em seus dispositivos, enquanto os antivirus protegem contra esses ataques maliciosos.

Certifique-se de instalar um bom programa antivirus em seus dispositivos para mantê-los seguros e protegidos!

ARKA Online Contabilidade cumprindo com o seu papel e levando informações importantes ao seu leitor.

Leia: Gestão de equipes e home office: quais são os desafios?

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]