Escritório Virtual: vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 7 minutos

Toda empresa precisa ter um endereço. Ao abrir seu CNPJ, você precisará indicar um endereço fiscal, que aparecerá em todos os seus registros, ou um endereço comercial, que você divulgará aos clientes.

Mas isso não significa que você precise alugar uma sala ou uma loja para administrar seus negócios. Se ter espaço físico não faz parte do seu plano, você pode optar por um escritório virtual.

O Escritório Virtual é uma solução é ótima para quem não tem espaço próprio e não quer vincular uma empresa ao seu endereço residencial. Neste artigo, você aprenderá como funciona um escritório virtual, as vantagens de alugar esse serviço e como encontrar o escritório perfeito. Leia todo o artigo!

Conceito de Escritório Virtual

Um escritório virtual é um serviço para empresas que não possuem espaço físico próprio, mas precisam de um endereço para formalizar. Normalmente, esse tipo de serviço é prestado por empresas de coworking, que disponibilizam o espaço físico para trabalhar, além do endereço.

Mas você não precisa estar fisicamente presente para usar um escritório virtual. Você pode fazer qualquer coisa de sua casa e, se quiser, basta pagar para usar um endereço fiscal ou comercial.

Como funciona o Escritório Virtual na prática

Um escritório virtual funciona da seguinte forma: você aluga o serviço e, portanto, tem o direito de usar o endereço fiscal e comercial da sua empresa. Muitas vezes, as empresas de escritórios virtuais também contam com profissionais que atendem ligações e recebem mensagens. Este serviço permite que você trabalhe de qualquer lugar do mundo sem perder uma chamada importante.

Com um escritório virtual, você também não precisa se preocupar com alvarás e licenças exigidos pelos municípios. Essa responsabilidade é da empresa contratante!

Em poucas palavras, usar um escritório virtual é muito simples e prático - você paga uma mensalidade pelo uso do endereço e você pode trabalhar de qualquer lugar!

E caso eu queira usar um espaço físico, além do endereço virtual?

Os serviços de escritório online oferecidos por empresas de coworking são muito comuns. Quando isso acontece, você pode utilizar um espaço físico para trabalho, além de endereços - se quiser, claro!

Nos espaços de coworking, você encontra salas compartilhadas e privativas, além de espaços para reuniões e eventos.

Essa é uma ótima opção para quem precisa hospedar clientes, mas não quer investir em um espaço próprio. Os espaços de coworking costumam ser modernos e movimentados, além de uma ótima opção para receber clientes importantes.

Saiba mais sobre o custo de um escritório virtual

O preço de um escritório virtual depende de muitos fatores. Um deles é o número de serviços contratados. Usar apenas o endereço, obviamente, é mais barato do que usar também o espaço físico para trabalhar. Há também a opção de usar uma sala privada, o que sai mais caro do que trabalhar em um ambiente compartilhado.

Em média, o serviço mais simples, usando apenas um endereço, custa entre R$ 100 a R$ 120 por mês. O valor aumenta conforme você adiciona serviços ao pacote.

Uma coisa é certa: usar um escritório virtual custa muito menos do que ter uma sala comercial! Além de economizar no aluguel, você não precisa se preocupar com contas de luz e internet, limpeza, móveis, etc.

Leia Pequenos Negócios e as Perspectivas para 2022

Escritórios virtuais são uma ótima opção para micro e pequenas empresas

Os micros e pequenos empreendedores podem usufruir de muitos benefícios ao utilizar um escritório virtual, principalmente quando o negócio envolve o contato pessoal com os clientes e não há dinheiro ou interesse para investir em espaço físico próprio.

Dependendo da empresa, o uso dessas facilidades faz parte de um pacote de escritório virtual. Mas se este não for o caso, o serviço geralmente pode ser alugado sob demanda, pagando por hora ou por dia.

Nesses ambientes, os pequenos e microempreendedores também podem fazer muitas conexões. Geralmente, os coworkings procuram um negócio que está começando ou já está integrado no mercado. Na recepção, nos elevadores, nos refeitórios e até na área de trabalho, você conhecerá muita gente interessante e abrirá novas portas para o seu negócio.

Vantagens de um Escritório Virtual

Se você ainda tem dúvidas se um escritório virtual pode ser a solução ideal para o seu negócio, confira nossa lista preparada com as principais vantagens de utilizar este serviço!

Baixo custo

Ao ler este artigo até aqui, você percebeu que um escritório virtual é mais econômico do que ter seu próprio endereço comercial, certo? Em uma sala comercial tradicional, você pagaria aluguel, arcaria com as contas de luz, de internet, de água e ainda com o custo de mobiliar o espaço e mantê-lo limpo.

Em um escritório virtual, você não precisa se preocupar com nada disso. Por uma taxa mensal, você pode usar um endereço comercial e, dependendo de sua escolha, também pode usar uma instalação física.

Gestão de correspondências

Um escritório virtual elimina a necessidade de alugar uma caixa postal ou usar seu endereço residencial para receber correspondência. A empresa pode fornecer o endereço para envio de correspondências também.

Normalmente, a pessoa encarregada de receber a carta irá notificá-lo quando algo chegar. Dependendo do programa de contrato, você pode retirar os itens pessoalmente ou receber uma versão digitalizada.

Espaços para reuniões e treinamentos

Quando a empresa também oferece espaço físico, você pode usar salas de reuniões e eventos para receber clientes, facilitar treinamentos ou se reunir com sua própria equipe.

Um bom local para Networking

Como mencionado anteriormente, o espaço físico de um escritório virtual é ótimo para quem deseja ampliar sua rede de conexões. Lá, todo mundo está em busca de novos negócios, e conversas simples podem levar a novas oportunidades.

Desvantagens de um Escritório Virtual

Como tudo na vida tem seus prós e contras, você deve estar se perguntando quais são os contras de escolher um escritório virtual. O primeiro deles é a impessoalidade do espaço: você não pode decorá-lo como quiser ou agir com a mesma liberdade que teria em um espaço próprio.

Por fim, também vale a pena mencionar o ruído. Quem precisa de tranquilidade para se concentrar pode ter dificuldade em trabalhar em um espaço com muitas pessoas.

Leia também Marketing digital – 5 Passos para levantar seu negócio

Outros serviços oferecidos por um Escritório Virtual

Escritório Virtual
Escritório Virtual

Sim, além dos endereços fiscais e comerciais, os escritórios virtuais oferecem muitos outros serviços aos seus clientes. Se você leu este artigo, encontrou algumas pistas, não é? Mas para facilitar, aqui estão algumas possibilidades:

 

  • Receber chamadas e receber mensagens;
  • Receber um e-mail;
  • Agenda compartilhada;
  • Recepção;
  • Espaço de coworking;
  • Salas de reuniões, salas de reuniões e salas de eventos;
  • Sala privada;
  • Serviços de impressão;
  • Serviço de motoboy.

No entanto, é importante lembrar que os serviços adicionais são de responsabilidade de cada empresa contratante. Então não deixe de fazer uma pesquisa completa antes de alugar um escritório virtual para o seu negócio! Assim, você pode escolher aquele que melhor se adapta ao seu bolso e às suas necessidades.

Conheça a Arka Online

A ARKA Online oferece serviços de contabilidade online para apoiar os empreendedores! Além de cuidar de todas as obrigações contábeis da sua empresa.

Também oferecemos serviços para iniciar um negócio ou converter seu MEI em ME por uma pequena taxa. Cuidamos de toda a burocracia para que você possa focar no crescimento do seu negócio.

Solicite um orçamento personalizado para sua empresa! Você receberá um e-mail com etapas detalhadas, prazos, valores, benefícios e tudo mais! Se preferir entre em contato via WhatsApp ou telefone.

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]