Aluguel pago é uma despesa dedutível do Imposto de Renda?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quer sabe se você pode abater o valor do seu aluguel pago no Imposto de Renda? Leia este artigo! Nós temos a resposta para você!

Infelizmente, não é possível compensar o valor do aluguel pago no imposto de renda, mas isso não significa que você não possa economizar em outras áreas. A boa notícia é que existem diversas maneiras de diminuir sua carga tributária e aumentar seus rendimentos. Então, fique ligado em nossas dicas no blog da ARKA Online!

Você não está sozinho! Outros milhões de brasileiros que pagam aluguel também se sentem frustrados ao saber que não podem deduzir o valor do aluguel do Imposto de Renda. Embora você precise declarar o montante no momento de fazer sua declaração, não há como evitar o sentimento de decepção.

Sabe-se que é obrigatório declarar o aluguel pago no Imposto de Renda, porém, muitas pessoas não sabem como fazer isso. Se você é uma dessas pessoas, está no lugar certo! Abaixo, confira mais informações sobre a declaração do aluguel e aprenda como fazer isso corretamente.

Sou obrigado a informar aluguel pago na declaração do Imposto de Renda?

A Declaração do Imposto de Renda é obrigatória para todos os contribuintes que alugam um imóvel. A declaração deve ser realizada anualmente.

A base de cálculo do Imposto de Renda não pode ser diminuída pelo valor do aluguel pago, mas isso não significa que você possa ignorar o pagamento do aluguel! Portanto, certifique-se de incluir o valor do seu aluguel pago na sua declaração do imposto de renda.

Atenção! Não deixe de declarar os valores pagos referentes ao aluguel, seja de residencial ou comercial. Se você não informar esses valores, poderá ter que pagar multa de 20% do valor não declarado. Portanto, fique atento e declare tudo para evitar problemas.

Onde informar aluguel pago na declaração?

Aluguel pago deve ser declarado na declaração de ajuste anual na ficha “Pagamentos Efetuados” utilizando o código 70. O valor a ser informado, é o total pago no ano. Além disso, CNPJ ou CPF do proprietário devem constar na ficha.

Você pode encontrar essas informações no seu contrato de locação. Caso a locação seja por meio de uma empresa imobiliária, essas informações podem ser obtidas através do relatório de aluguéis pagos fornecido pela intermediadora.

Então, lembre-se de arquivar em lugar seguro os seus recibos de aluguel! Assim, se a Receita Federal quiser saber mais sobre suas finanças, terá provas concretas para verificar se as informações que você apresentou estão corretas.

Tenha em mente que, apesar de não poder deduzir o aluguel do Imposto de Renda, há várias outras despesas que podem ser deduzidas e cumprem esse papel.

É importante analisar cuidadosamente todas suas despesas, principalmente as dedutíveis, e declarar na declaração de ajuste anual corretamente. Sabendo quais são as despesas dedutíveis e possível diminuir o imposto a pagar, ou até mesmo elevar a restituição.

A ARKA Online Contabilidade pode te ajudar com a sua declaração do imposto de renda. Mas lembre-se, o imposto é um assunto sério e você precisa estar preparado para enfrentá-lo. Aqui estão algumas dicas para te ajudar:

  1. Tenha todos os seus documentos em ordem. Isso inclui notas fiscais, recibos e outros documentos que possam ser relevantes;
  2. Seja organizado. Ter todos os seus documentos em um só lugar vai te poupar muito tempo e trabalho na hora de preencher a declaração do imposto;
  3. Leia as instruções com cuidado antes de começar a preenchê-la. É importante que você entenda o processo para não cometerem erros desnecessários que podem custar caro no final das contas;
  4. Pesquise sobre deduções e créditos tributários que você pode ter direito para maximizar o seu reembolso ou reduzir o valor que você deve pagar de imposto de renda. Fique atento às datas limite para esses benefícios e faça sua Declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido pelas Leis Tributárias Federais.

Leia também: FGTS: saiba como declarar no Imposto de Renda 

Arka Online Contabilidade