Como obter o extrato do INSS para a declaração do IR 2023

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você está se preparando para fazer sua declaração de Imposto de Renda (IR) de 2023, é importante obter o extrato do INSS. Neste artigo, vamos explicar como fazer isso e garantir que você esteja pronto para a temporada de impostos.

O que é o extrato do INSS?

O extrato do INSS é um documento que contém todas as informações sobre os rendimentos previdenciárias de um segurado do INSS. Ele inclui detalhes dos valores a serem declarados no seu Imposto de renda.

Por que preciso do extrato do INSS para a declaração do IR?

O extrato do INSS é necessário para a declaração do Imposto de Renda, pois ele contém informações sobre os rendimentos previdenciários que devem ser declarados. Além disso, o extrato também pode ser utilizado para corrigir eventuais erros na declaração do IR, o que pode evitar multas e outros problemas com o fisco.

Leia: Recebeu ação trabalhista? Saiba como informar no imposto de renda.

Como obter o extrato do INSS?

Para obter o extrato do INSS, é preciso acessar o site Meu INSS, que é a plataforma online do instituto. No site, é possível visualizar o extrato completo, além de outras informações importantes sobre a previdência social.

Para acessar o Meu INSS, é preciso ter um cadastro no sistema gov.br. Caso você ainda não tenha um cadastro, é possível fazê-lo facilmente no site: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br ou pelo aplicativo.

Após o cadastro, você poderá acessar o Meu INSS pelo site:  https://meu.inss.gov.br/#/login ou aplicativo e  seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Meu INSS
  2. Clique no botão "Entrar";
  3. Insira seu CPF e senha;
  4. Clique em "Login";
  5. Digitar Extrato de imposto de renda em “Do que você precisa” e emitir o extrato.

Alternativa mais simples

A partir do dia 31/03/2023, o INSS deixou de oferecer a opção mais fácil para a obtenção do extrato necessário para a declaração do Imposto de Renda. Agora, o único meio disponível é através do Meu INSS, mediante acesso com login e senha.

Pronto! Agora você pode acessar o extrato do INSS e se preparar para a declaração do Imposto de Renda.

Conclusão

Obter o extrato do INSS é uma etapa importante para quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda. Neste artigo, explicamos como fazer isso de maneira fácil e rápida, através do site Meu INSS. Siga as instruções acima e garanta que você está pronto para a temporada de impostos.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o processo de obtenção do extrato do INSS ou sobre a declaração do Imposto de Renda, consulte um profissional especializado.

Com as informações corretas e o devido cuidado na hora de fazer a declaração, você pode evitar problemas com o fisco e garantir que sua declaração seja feita da maneira correta.

Não se esqueça de obter o extrato do INSS e conferir todas as informações antes de declarar seus rendimentos. Com essas dicas, esperamos ter ajudado a simplificar o processo de declaração do Imposto de Renda e torná-lo mais tranquilo e seguro para você.