Aposentadoria por idade no INSS: O que muda para 2023

Tempo de leitura: 4 minutos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma instituição autárquica brasileira responsável pelo pagamento de aposentadoria por idade e outros benefícios. O Ministério do Trabalho e Previdência é o órgão responsável pela manutenção da Previdência Social, que é o pagamento dos aposentados.

Alguns benefícios pagos pelo INSS são: auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Aposentadoria é um direito previdenciário que garante à pessoa um rendimento mensal vitalício.

Quer se aposentar no Brasil? Então preste atenção nas regras do INSS! Hoje, para se aposentar por idade, é necessário cumprir um determinado tempo de contribuição somados com a idade do trabalhador.

Confira as regras do INSS e veja o que é mais vantajoso pra você!

Como é a aposentaria por idade no INSS

A partir de 2023, as regras da aposentadoria passam a ser bem mais rígidas. É exigido ter uma idade mínima para se aposentar, além de contribuir em um determinado tempo de trabalho.

Isso quer dizer que os trabalhadores terão que se adequar às novas regras, caso queiram se aposentar após essa data. Ou seja, é preciso começar a se preparar cedo para não ter problemas futuros.

Essa mudança na lei gerou muita polêmica e dividiu opiniões. Enquanto alguns defendem, afirmando que as pessoas deveriam se preparar para isso desde cedo, outros acreditam que é injusto impor uma idade mínima pra se aposentar.

Independentemente da sua opinião sobre o assunto, é importante estar atento às novas regras e se adequar caso queira receber o benefício da aposentadoria no futuro.

Mulheres, atenção! A reforma da previdência as atingiu em um ponto importante: em 2022 elas podem se aposentar com 61 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o INSS. Isso quer dizer que, se você está perto dessa idade, é bom correr para garantir os seus direitos. Mas calma! As regras continuam as mesmas para os homens, que se aposentam com idade mínima de 65 anos e com uma contribuição de pelo menos 15 anos. Então não se preocupe, você ainda tem tempo pra se preparar!

Como funciona a transição por pontos

A ideia dos pontos para se aposentar é uma forma de estimular os trabalhadores a contribuírem por mais tempo com o INSS. Com isso, eles teriam mais direitos à aposentadoria. A regra de transição estabelece que, quanto maior for o tempo de contribuição, menor será a idade necessária para se aposentar. Portanto, é importante que todos fiquem atentos a essa mudança nas regras da Previdência.

Os homens e mulheres que trabalham com afinco e dedicação terão direito à aposentadoria com mais idade, a partir de 2023. Assim, os homens deverão somar 100 pontos para obter o direito à aposentadoria, com a idade mínima de 65 anos e 35 anos de contribuição.

As mulheres, por sua vez, deverão ter 90 pontos, com isso e a idade mínima será de 60 anos com mais 30 anos de contribuição. Esse é um grande avanço para quem trabalha há décadas e deseja se aposentar em paz, tendo em vista o dinheiro economizado durante todo esse tempo.

A regra dos pontos é totalmente revisada a cada ano, por isso, ela pode ser redistribuída até que se alcance 105 pontos para os homens no ano de 2028 e 100 pontos para as mulheres em 2033.

Prova de vida a partir de 2023

A Prova de Vida é um momento importante para todos os segurados que estão prestes a se aposentar. Ela serve como uma espécie de comprovação de que ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário.

No entanto, a partir do próximo ano (2023), esse processo será eliminado. Isso significa que os segurados não precisarão mais realizar esse exame para comprovar sua condição. É uma excelente notícia, pois essa era uma prova extremamente desgastante e incômoda, além de ter um elevado índice de fraudes.

A Prova de Vida no momento da aposentadoria consistia na comprovação de que ainda estava vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário. Dessa maneira, ele era utilizado para que se evitassem fraudes e pagamentos indevidos. No entanto, a partir do próximo ano o segurado não precisará mais realizar a prova.

Com a medida que entra em vigor, os brasileiros que recebem aposentadoria ou pensão do INSS não precisarão mais comprovar vida ativa para continuar recebendo o benefício. Assim, quem fará este trabalho será o próprio órgão, que deve realizar a comprovação de forma automática.

Para provar que o cidadão está vivo e apto a receber sua bonificação serão utilizados registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), emissão de passaporte, carteira de identidade ou de motorista e também comprovante de votação nas eleições. Com isso, é esperado um ganho significativo na economia, já que milhões de pessoas não teriam mais que se deslocar até um posto do INSS para apresentar esses documentos.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia também: Alguns casos em que o trabalhador pode requerer a licença remunerada