Atividades do contador: descrição de trabalho

Tempo de leitura: 4 minutos

As atividades do contador são as tarefas que devem ser executadas para que a empresa tenha organizadas as suas finanças, além do controle e planejamento do uso do dinheiro e também o cumprimento das obrigações fiscais.  Para exercer bem as atividades do contador, é necessário ter fortes habilidades de comunicação e ser capaz de trabalhar de forma independente.

Quais são as atividades do contador? Um contador trabalha para uma empresa que exerce o controle de transações financeiras. Eles usam métodos para acompanhar o fluxo de dinheiro e outros ativos.

Principais atividades do contador

Atividades do contador
Atividades do contador

Comunicação com os Clientes

As atividades do contador incluem a comunicação com os clientes, respondendo perguntas, explicando como as coisas funcionam e ajudando-os a entender o que precisam fazer.

Criar relatórios financeiros

O contador também precisará preparar relatórios financeiros, como balanços, demonstrações de resultados e demonstrações de fluxo de caixa. Esses relatórios ajudam as empresas a tomar decisões sobre investir mais dinheiro em seus negócios ou não.

Manter Registros

O profissional de contabilidade deve manter registros de transações e acompanhar as despesas. Isso inclui a manutenção de recibos, faturas e outros documentos relacionados ao seu trabalho.

Preparar declarações fiscais

O contador também precisará preparar declarações fiscais para os clientes. Se você não se sente confortável com impostos, considere fazer alguns cursos em uma faculdade comunitária local.

Trabalho com Auditores

Os contadores geralmente trabalham em estreita colaboração com os auditores que revisam as demonstrações financeiras para garantir que as empresas estejam seguindo as regras contábeis. Isso inclui certificar-se de que as despesas estão sendo registradas corretamente e que as receitas estão sendo relatadas com precisão.

O contador é responsável pelo cálculo dos impostos da empresa

Atividades do contador
Atividades do contador

Um contador é responsável por calcular os impostos da empresa. Saiba mais sobre suas responsabilidades aqui!

Um contador é responsável pelo cálculo dos impostos da empresa. Eles devem acompanhar todas as receitas e despesas que ocorrem dentro do negócio e, em seguida, relatar essas informações aos órgãos fiscais mensalmente

Um bom contador vai além dos cálculos dos impostos de uma empresa. Ele deve ser capaz de fazer levantamentos financeiros, cuidar da folha de pagamento, além de ter um bom conhecimento em contabilidade para ajudar a tomada de decisões na gestão da empresa.

Calcular o passivo tributário

Um contador é responsável não apenas pelo cálculo dos impostos, mas também pela preparação das demonstrações financeiras da empresa. Isso inclui relatórios sobre quanto dinheiro foi ganho durante o ano, bem como quais despesas foram incorridas.

Leia: Recursos da contabilidade online que o tornam melhor do que a contabilidade tradicional

Preparar declarações fiscais

Um contador prepara declarações fiscais levando em consideração quaisquer deduções que se apliquem ao negócio. Eles também preparam relatórios financeiros para que a empresa possa tomar decisões informadas sobre suas finanças.

Prestar assessoria tributária

Um bom contador fornecerá consultoria tributária para ajudar as empresas a entender como minimizar sua carga tributária. Isso inclui ajudá-los a determinar se certas despesas se qualificam como despesas comerciais dedutíveis.

Garantir o cumprimento das leis fiscais

A legislação tributária muda com frequência, portanto, um contador deve se manter atualizado com as novas regulamentações. Eles também precisam garantir que seus clientes estejam seguindo as regras corretamente. Se um cliente não apresentar um retorno no prazo, ele pode sofrer penalidades.

Manter registros da empresa

Um contador precisa manter registros precisos de transações. Isso inclui acompanhar despesas, receitas e outros dados financeiros. Também é importante acompanhar os pagamentos de impostos feitos pelos clientes.

A importância do contador para o País

As atividades do contador têm uma grande responsabilidade e importância para a economia do Brasil, pois é ele que garante a regularidade e transparência de muitos processos. É um profissional que possui conhecimentos multidisciplinares e trabalha com diversos setores da economia.

Além disso, desempenha um importante papel social, pois ajuda a manter a ordem econômica do país, além de ser um grande auxiliar na tomada de decisões.

Conclusão

A contabilidade é uma área muito importante da economia e o contador é um profissional muito valioso. Ele trabalha duro para manter as finanças de uma empresa ou organização em ordem, o que permite que ela funcione de forma eficiente. Sem um contador, muitas organizações simplesmente não seriam capazes de operar com sucesso.

ARKA Online Contabilidade

A ARKA Online Contabilidade oferece serviço completo para a gestão contábil de empresas. Com profissionais especializados, a empresa oferece serviços de alta qualidade, com foco na satisfação do cliente. A ARKA Online Contabilidade atua nas áreas de assessoria fiscal, contabilidade e Planejamento Tributário.

Entre em contato, será um prazer!