Quais as diferenças de Elisão Fiscal e Evasão Fiscal?

Tempo de leitura: 6 minutos

Elisão Fiscal e Evasão Fiscal são conceitos a serem abordados no trabalho de planejamento tributário de pessoas e empresas perante as obrigações fiscais.

Inicialmente, são duas palavras que parecem ser sinônimos, porém cada uma tem conceito e aplicação diferenciada. É importante, no caso de dúvidas consultar sempre o contador ou o advogado para verificar a aplicação desses dois procedimentos.

No Brasil, quando nos referimos aos impostos devemos também perceber as obrigações de cada contribuinte e suas condutas para o pagamento e registros dos tributos.

Neste artigo explicamos o conceito de cada termo e sua aplicação no dia a dia.

Elisão Fiscal e Evasão Fiscal

Quando nos referimos à elisão fiscal estamos indicando a conduta do contribuinte que busca reduzir custos tributários buscando apoio no planejamento tributário antecipado para o pagamento de tributos, aproveitando brechas previstas na lei e autorizações prévias para redução de alíquotas e taxas.

De todo modo, a elisão não é considerada ato ilegal desde que o contribuinte respeito todas as normas e saiba prosseguir com todos os caminhos para obter a redução certa dos tributos.

O caminho certo abrange ter conhecimento sobre as leis vigentes e encontrar faixas de modelos tributários mais acessíveis para a empresa e para seu perfil de mercado.

Dessa maneira, com a orientação de um bom contador é possível a criação de um positivo relacionamento comercial com o mercado e tributário com o mercado. Desde pequenas empresas até grandes empresas praticam a elisão.

Por outro lado, a evasão fiscal se refere à prática de manobras por parte dos contribuintes para não pagar impostos ou evitar o pagamento de taxas e tributos.

A evasão é sinônimo prático de sonegação fiscal que coloca a empresa em práticas consideradas fora da lei.

A evasão é referente ao ato do comerciante em não querer declarar suas vendas ou os valores obtidos com a venda de serviços para dessa forma não exceder os limites de seu regime tributário.

Enquanto que a elisão é referente ao esforço de adequar a empresa em faixas tributárias mais justas e acessíveis para a empresa não deixar de pagar os seus compromissos, a evasão trata-se de pura sonegação que viola a legislação tributária e os cofres públicos.

As principais diferenças?

Dentre as principais diferenças, a prática da elisão é dedicada a reduzir tributos através de meios legais, enquanto que a evasão ocorre através de práticas contra a lei que são proibidas que envolvem falsificação de dados, omissão de documentos e sonegação.

Devemos lembrar que a elisão sempre interfere sobre os dados declarados pelo contribuinte mantendo a correção adequada. A evasão por sua vez antecipa o levantamento das cobranças tributárias visando o pagamento dos impostos. Reiteramos que a evasão é uma prática muito prejudicial para a empresa e para os cofres públicos.

Leia: Contabilidade online para pequenas empresas: não perca mais tempo com papelada!

O planejamento tributário

Ao conhecermos as principais diferenças entre elisão fiscal e evasão fiscal, é importante darmos o devido valor ao planejamento tributário, lembrando que todo tipo de planejamento é uma forma de elisão que ajuda a empresa a enxergar as oportunidades previstas em lei para reduzir os impostos.

Inicialmente, esse tipo de planejamento começa com a análise aprofundada dos registros declarados pela empresa em relação aos impostos a serem pagos e calculados.

Através do planejamento tributário a empresa pode identificar erros e corrigir os procedimentos inadequados, bem como antecipar oportunidades para implementação solicitação de abatimentos de tributos, recuperação de créditos e compreender novas formas de replanejamento fiscal.

Oportunidade para as empresas

Para as empresas, a elisão fiscal permite enxergar oportunidades para reduzir a quantidade de tributos ou o percentual da alíquota referida nas responsabilidades da empresa.

Dessa forma, a empresa, por meio da elisão e de um bom planejamento consegue redução de sua carga tributária e melhoria para sua situação fiscal.

Entre a elisão fiscal e evasão fiscal, devemos verificar que o planejamento tributário ajuda a empresa a evitar erros e inconformidades antecipando fatores e condições de modo a aplicar ações preventivas que evitem a empresa a cometer sonegação ou qualquer tipo de inconformidade em suas atividades.

A melhor conduta fiscal

Devemos considerar o planejamento tributário como uma das melhores estratégias para proteger a empresa, pois a empresa que comete erros e cometeu sonegação pode ser vista como uma empresa de má conduta tributária, podendo se tornar alvo de multas e processos jurídicos.

Além de sofrer penalidades, os valores que a empresa economiza com a sonegação poderão ser desviados para o pagamento de multas e taxas, gerando custos tributários da mesma forma.

A considerar se vale a pena passar pelos riscos, é importante conhecer as diferenças entre elisão fiscal e evasão fiscal, e buscar o melhor comportamento ético e moral para a empresa.

Obrigação tributária

Além de considerar os principais fatores e a implementação do melhor planejamento tributário possível, a empresa e seus contadores podem e devem analisar todas as obrigações tributárias a serem respondidas pela empresa.

Elisão fiscal e Evasão fiscal
Elisão fiscal e Evasão fiscal

Devemos reforçar que o planejamento tributário possui o objetivo de verificar todas as incidências de cobranças e pagamentos de todas as obrigações, verificando possibilidades de redução de tributos dentro da lei.

Tomar a iniciativa de não pagar os tributos devidos e de não buscar descontos ou abatimentos dentro da lei pode expor a empresa a penalidades que tornarão suas atividades mais onerosas.

Conclusão

Portanto, é fundamental compreendermos as diferenças entre elisão fiscal e evasão fiscal, considerando a elisão como parte do planejamento tributário responsável.

É importante que a empresa conte com um bom serviço de contabilidade que a oriente a organizar suas contas e manter seus tributos sempre bem orientados e pagos em dia.

A gestão da empresa deve sempre evitar a sonegação de impostos e buscar o caminho dos abatimentos e descontos obtidos dentro da lei.

É fundamental ter pleno conhecimento da legislação fiscal e atuar no mercado com lisura e excelência.

Trata-se de um processo de responsabilização para manter a empresa sempre em dia e protegida perante as políticas fiscais e mercadológicas.