Como autorizar outra pessoa a acessar minha declaração do ir 2023? Novo recurso facilita o processo!

Tempo de leitura: 1 minuto

Autorizar outra pessoa a acessar minha declaração de imposto de renda é um novo recurso disponibilizado pela Receita Federal para facilitar a vida dos contribuintes na declaração do Imposto de Renda. Com essa permissão, é possível autorizar um CPF a acessar os dados da declaração pré-preenchida de outro CPF, incluindo a possibilidade de declarar, retificar, ver pendências, gerar Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), e imprimir declarações e recibos.

A boa notícia é que a partir deste ano, 2023, qualquer pessoa pode ser autorizada a acessar a declaração, o que antes só era permitido ao titular do CPF ou um procurador. E um detalhe importante é que quem autoriza o acesso pode determinar o prazo, que é de no máximo 6 meses, podendo ser revogado a qualquer momento.

Para utilizar a ferramenta, é necessário que tanto o titular do CPF quanto a pessoa autorizada tenham Conta Gov.br, nos níveis de segurança prata e ouro. Depois, é só acessar a página principal do aplicativo Meu Imposto de Renda, ir até a aba Serviços do IRPF e acessar o campo Autorização de Acesso, seguindo as etapas indicadas.

É importante ressaltar que a autorização pode ser dada no mesmo dia em que a declaração pré-preenchida estará disponível ao contribuinte, que é no dia 15 de março. E quem poderá usar a ferramenta são os dependentes do contribuinte titular, bem como os grupos familiares que fazem as declarações informalmente.

Além disso, a procuração eletrônica também continua sendo uma opção válida para pessoas físicas e jurídicas, sem exigência de conta gov.br, limite de datas, número de pessoas ou de serviços.

O período de envio da declaração do Imposto de Renda 2023 começa às 8h do dia 15 de março e vai até às 23h59 do dia 31 de maio. Aproveite esses novos recursos para facilitar sua vida na hora de declarar seu imposto de renda.

Leia: Despesas Dedutíveis de Impostos no Aluguel de Imóveis