Batalha pelo domínio da IA: Grandes empresas de tecnologia disputam a liderança no mercado

Tempo de leitura: 2 minutos

Os principais atores da indústria da Internet estão trabalhando arduamente para implementar seus próprios modelos de IA (inteligência artificial). A Microsoft, de propriedade de Bill Gates, investiu 3 bilhões de dólares nesta área. Esta batalha envolve a Microsoft, Google e o mecanismo de busca chinês, Baidu, cada um dos quais lançou seu próprio serviço de chatbot.

A aplicação da IA para pesquisar na internet poderia transformar a rede mundial e o mercado de trabalho. Com a IA, os pesquisadores devem obter uma resposta em uma linguagem mais natural, ao invés de uma longa lista de resultados. A IA também poderia fornecer um mapa, organizar uma reunião, oferecer contatos relacionados ao tópico, ou fazer uma análise de imagem.

Em novembro de 2022, o OpenAI, uma empresa sediada na Califórnia, tornou-se amplamente bem-sucedida com o lançamento de seu ChatGPT chatbot. Com a ajuda da Microsoft, o chatbot foi capaz de responder a qualquer pergunta com um certo grau de precisão. Em dois meses, o serviço havia ganho 100 milhões de usuários, pois foi oferecido de graça. No final de janeiro, a Microsoft declarou que eles estavam dispostos a derramar "bilhões de dólares" no OpenAI. Com base na imprensa americana, o grupo já havia colocado 3 bilhões de dólares e pretendia colocar mais 10 bilhões de dólares.

A Microsoft lançou recentemente uma edição mais cara de seu sistema de Equipes, equipada com capacidades ChatGPT, como a criação de recapitulativos de reuniões. O gigante tecnológico também mencionou há duas semanas que planejam incorporar "uma pitada" de ChatGPT em todos os seus serviços, por exemplo, seu mecanismo de busca Bing, que ainda não é compatível com o Google.

Em quase um mês, o Google já divulgou sua cópia do projeto. Sua iniciativa Bard "tenta reunir o conhecimento abrangente de todo o mundo com a força, inteligência e imaginação de nossos grandes modelos linguísticos", disse o CEO da empresa, Sundar Pichai, na segunda-feira. Ele acrescentou ainda que "usa informações da web para dar respostas frescas e de alta qualidade".

O Google é o líder no uso de mecanismos de busca on-line, resultando em uma grande renda através da publicidade. As empresas chinesas responderam trabalhando para criar suas próprias aplicações em mecanismos de busca, sendo o Baidu o mais aguardado. O Baidu nomeou seu programa "Ernie Bot", mas ainda não há uma data definida para o lançamento do projeto. De acordo com um representante da AFP, a fase de testes deve ser feita até março e depois será disponibilizada ao público.

Algumas iniciativas iniciais tiveram dificuldades, por exemplo, a Meta (Facebook). Antes do lançamento do ChatGPT, a organização declarou a Galactica, um modelo linguístico que poderia resumir artigos científicos e até mesmo compô-los. No entanto, o dispositivo AI também produziu respostas absurdas e/ou fanáticas. Consequentemente, a Meta tirou este modelo experimental de operação três dias após sua estréia.

Leia: Bard: Google apresenta concorrente ao ChatGPT