Bitributação do ISS: saiba como evitar!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O recolhimento de impostos é uma atividade que demanda muito comprometimento por parte dos gestores. Agora, já imaginou pagar o mesmo tributo duas vezes? A bitributação do ISS é uma situação que pode gerar bastante transtorno.

Quando falamos na bitributação, estamos nos referindo a uma cobrança duplicada de um mesmo imposto, feita por dois poderes públicos distintos.

Dessa forma, uma empresa se encontraria diante da obrigatoriedade de lidar com duas cobranças do mesmo tributo. O que, além de muita dor de cabeça, também pode dar origem a uma maior redução dos seus lucros.

Para contornar situações como a bitributação, é de fundamental importância contar com o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade. Afinal, o contador é o profissional que domina este assunto!

Sendo assim, que tal compreendermos melhor como funciona e, principalmente, como evitar a bitributação do ISS? Leia o nosso conteúdo até o final e descubra como a sua empresa deve agir neste caso!

Aproveite para ler também sobre: Entenda o que mudou no eSocial

Lidar com o sistema tributário se apresenta como um dos principais desafios encontrados pelos empreendedores brasileiros. Afinal, além das várias atualizações, também é necessário lidar com uma série de burocracias.

Deste modo, é de suma importância que todo empreendedor busque compreender o cenário tributário, a fim de evitar que a sua empresa lide com problemas que podem comprometer o seu caixa, como a bitributação.

Estamos falando de um processo no qual utiliza-se um mesmo fato gerador como base de cálculo para mais de um imposto.

Ou seja, a bitributação acontece quando a União e os estados cobram, de uma mesma pessoa física ou jurídica, um mesmo tributo. Por mais que seja considerada uma prática ilegal, ela pode acontecer na gestão de uma empresa.

É de fundamental importância que uma empresa tome certos cuidados tributários, evitando assim lidar com tais problemas.

Como funciona a bitributação do ISS (Imposto Sobre Serviços)?

Todo e qualquer empreendedor deve entender que, quando ele não cumpre com o Direito Tributário, ele coloca a sua empresa sujeita a uma série de riscos. Sendo que um dos principais é a bitributação de um imposto.

Estamos falando de uma situação bastante comum na cobrança de impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços).

Isso porque, a cobrança do ISS varia de acordo com as prefeituras, que podem praticar diferentes alíquotas para uma mesma atividade.

Diante da incidência da alíquota do ISS, muitos empreendedores, operando em uma determinada cidade, acabam registrando suas empresas em uma outra localidade, com o intuito de arcar com uma alíquota menor.

A partir do momento que uma empresa adota medidas como essa, ela se coloca sujeita a problemas como a bitributação do ISS.

Isso porque, diante de uma fiscalização feita pelo Fisco, uma empresa terá que pagar o valor da alíquota do ISS referente ao município que ela está localizada. Ou seja, onde ela está desenvolvendo as suas atividades.

Além disso, os empreendedores que tomam decisões como esta podem expor suas empresas ao crime de sonegação fiscal.

Como evitar situações como a bitributação do ISS?

A fim de evitar a bitributação do ISS, a melhor saída é o empreendedor registrar a sua empresa exatamente no município em que está operando.
Como evitar a bitributação no ISS?

A fim de evitar a bitributação do ISS, a melhor saída é o empreendedor registrar a sua empresa exatamente no município em que está operando.

No caso de uma possível mudança de endereço, é imprescindível fazer a alteração em todo e qualquer órgão público. O intuito é se certificar de que as informações da empresa estejam devidamente atualizadas.

Além disso, é de extrema importância contar com o apoio de um serviço especializado, como um escritório de contabilidade. Afinal de contas, os contadores são profissionais que atuam em prol da regularidade de uma empresa.

Neste momento, saiba que a sua empresa pode ter à sua disposição os serviços prestados pela ARKA Online! Por meio de uma equipe especializada e multidisciplinar, nós podemos ajudar a sua empresa em suas necessidades.

Portanto, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como a nossa equipe de profissionais pode te ajudar!

Além disso, não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para novos conteúdos!