Como Consertar uma Torneira?

Tempo de leitura: 2 minutos

As torneiras são itens essenciais em nossas casas e, eventualmente, podem apresentar problemas como pingos constantes ou vazamentos. Felizmente, a maioria desses problemas pode ser resolvida sem a necessidade de um profissional. Neste artigo, abordaremos como consertar uma torneira pingando, uma torneira com vazamento e, por fim, como trocar uma torneira.

1. Como consertar uma torneira pingando?

O pingar constante de uma torneira pode ser não só irritante, mas também um desperdício de água. Aqui estão os passos para corrigir isso:

  1. a) Desligue o suprimento de água: Antes de começar, feche o suprimento de água da torneira.
  2. b) Desmonte a torneira: Remova a alavanca ou o botão da torneira. Geralmente, existe um parafuso escondido sob uma tampa decorativa.
  3. c) Verifique o estado das peças: Examine o cartucho, o anel de vedação ou a "gaxeta". O pingar constante pode ser causado por um destes componentes desgastados.
  4. d) Substitua as peças danificadas: Se alguma peça estiver desgastada, substitua-a por uma nova. Estas peças são geralmente encontradas em lojas de ferragens ou de materiais de construção.
  5. e) Remonte a torneira: Depois de substituir as peças danificadas, remonte a torneira e reabra o suprimento de água.

2. Como consertar uma torneira com vazamento?

Se a torneira está vazando na base ou perto das alças, siga os passos abaixo:

  1. a) Desligue o suprimento de água: Sempre comece desligando o suprimento de água.
  2. b) Desmonte a torneira: Semelhante ao processo anterior, desmonte a torneira removendo a alavanca ou o botão.
  3. c) Verifique o "O-ring" (anel de vedação) e a "gaxeta": Um vazamento na alça geralmente é causado por um "O-ring" desgastado, enquanto vazamentos na base podem ser devido a uma "gaxeta" desgastados.
  4. d) Substitua as peças danificadas: Substitua o "O-ring" ou "gaxeta" danificado.
  5. e) Remonte e teste: Após substituir as peças, remonte a torneira, reabra o suprimento de água e verifique se o vazamento foi resolvido.

3. Como trocar uma torneira?

Se sua torneira está muito danificada ou deseja apenas atualizar o design, trocá-la pode ser a melhor opção. Siga estes passos:

  1. a) Desligue o suprimento de água: Antes de qualquer coisa, feche o suprimento de água.
  2. b) Desconecte a torneira antiga: Usando uma chave de cano ou chave ajustável, desconecte as linhas de suprimento de água da torneira antiga. Depois, remova a torneira da pia.
  3. c) Instale a nova torneira: Posicione a nova torneira no lugar, certificando-se de que todas as vedações e hardware de montagem estão corretamente posicionados. Conecte as linhas de suprimento de água.
  4. d) Reabra o suprimento de água e teste: Depois de instalar a nova torneira, reabra o suprimento de água e teste para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que não há vazamentos.

Com as dicas acima, esperamos que você possa solucionar os problemas mais comuns de torneiras em sua casa. Lembre-se, se o problema persistir ou parecer complicado demais, não hesite em chamar um profissional.

Leia: Como Fazer a Diferença no Mundo: Ações Transformadoras para um Futuro Melhor