Saiba como declarar doações no Imposto de Renda?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você é um contribuinte que faz ou quer fazer doações e abater no seu imposto, esse artigo serve como um guia para declarar doações no Imposto de Renda.

Você pode doar até 6% do seu Imposto de Renda para os Fundos da Infância e Adolescência. Isso permitirá um abatimento no valor que você deve ao governo. Saiba como declarar as suas doações já realizadas para conquistar o abatimento.

As pessoas que pagam o Imposto de Renda podem abater uma parte dos valores que devem ser pagos ao governo, em diversas situações. Isso é chamado despesa dedutível e, por exemplo, são consideradas despesas com saúde e educação.

Uma das mais interessantes vantagens de se declarar o imposto de renda é a possibilidade de abater até 6% do valor devido a título de doações para instituições de caridade.

O governo incentiva a prática de contribuição voluntária, por meio da Receita Federal - apesar de muitos cidadãos não terem conhecimento sobre o funcionamento do processo.

A campanha Dezembro Roxo tem como objetivo aumentar o número de doadores, explicando de forma clara e direta como realizar a doação. O valor arrecadado será destinado aos Fundos da Infância e Adolescência (FIAs) nos estados e municípios brasileiros.

Doar para uma instituição de caridade reconhecida pelo governo federal é uma das formas de contribuir com o bem-estar social do país e, ainda, diminuir a sua carga tributária. Na declaração do Imposto de Renda, você pode destinar parte do seu imposto devido para ONGs e outras entidades sem fins lucrativos.

Se você ainda não doou, mas tem interesse em fazer isso, saiba que ainda dá tempo! Neste texto você também descobrirá como realizar a doação, afinal é preciso seguir alguns passos para que possa ser declarada.

Como fazer doações por meio da declaração?

Para efetuar uma doação, é preciso estar atento às faixas de abatimento. Apenas as doações realizadas pelos contribuintes que enviam suas declarações de IR através do modelo completo são dedutíveis.

As doações efetuadas até o último dia útil de dezembro são dedutíveis no imposto devido, podendo chegar a 6%.

Você pode doar diretamente pelo seu imposto de renda, na declaração anual. O período para isso é estipulado pela Receita Federal e a faixa de abatimento é de até 3%.

As pessoas jurídicas que são tributadas pelo Lucro Real podem obter até 1% de abatimento.

Se você quer doar, mas não sabe como fazer isso, este texto é para você.

No site da campanha Dezembro Roxo, você pode utilizar uma calculadora gratuita para simular qual valor consegue doar, basta preencher os seus dados.

No site também é possível descobrir para quais fundos de investimento você pode destinar o valor calculado.

Todavia, é importante saber que todo o processo de doação será feito por você mesmo. A campanha tem como único objetivo incentivar as doações e passar instruções, sem ganhar nenhuma vantagem financeira com isso.

Quando você descobrir qual o valor e para qual FIA pode doar, basta fazer uma transferência bancária, de acordo com os dados bancários disponíveis no site.

Você pode acessar essas informações também através dos sites das prefeituras e estados brasileiros. A maioria deles disponibiliza esses dados para o público.

Para ter o abatimento prometido pela Receita Federal, basta efetuar uma transferência bancária e enviar o comprovante para o FIA. Você receberá um recibo, que servirá como comprovante do abatimento.

Como informar as doações na declaração do IR

O contribuinte deve declarar no seu IR dentro do prazo estabelecido. Para isso, basta ter o recibo em mãos.

Se você doou para uma instituição de caridade até o último dia útil de dezembro e quer declarar isso na sua declaração Federal, basta acessar o sistema da declaração e clicar em "Doações Efetuadas". Em seguida, basta preencher os dados solicitados: CNPJ da instituição beneficiária, nome do fundo e valor doado.

Há um código específico para cada tipo de doação. Para doar para os FIAs, você deve selecionar o código 40 - "Doações em (ano)" - Estatuto da Criança e do Adolescente".

Para quem efetua a doação diretamente pela declaração do Imposto de Renda, basta clicar na aba "Fichas de Declaração" e, em seguida, em "Doações diretamente na Declaração".

Uma das opções é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), basta olhar para as opções disponíveis e selecionar aquela que melhor se enquadra no seu caso.

Você precisa selecionar a opção "Estadual" ou "Municipal" na área "Tipo de Fundo", e, por fim, preencher os campos com valor e CNPJ.

Os dados solicitados pelo sistema estarão no recibo entregue pelo FIA, incluindo o nome do fundo e o seu CNPJ.

Você já aprendeu como fazer a diferença na vida de jovens brasileiros que enfrentam privações extremas. Não espere mais para agir e comece a transformar suas realidades.

Com uma economia mais saudável, você pode tirar proveito de diversas vantagens sem precisar apertar o cinto. Além disso, com menos impostos, você terá mais dinheiro no bolso para investir em seu futuro.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia: Saiba como declarar aposentadoria no Imposto de Renda