Saldo da conta corrente e declaração do Imposto de Renda

Tempo de leitura: 3 minutos

Os contribuintes que possuem conta corrente devem informar a movimentação da mesma no Imposto de Renda. Isso é importante para que possamos ter uma ideia precisa da sua situação financeira e para que possamos cobrar o imposto devido.

Você precisa saber como declarar conta corrente no Imposto de Renda, pois quase todo brasileiro possui uma conta - e a Receita Federal precisa acompanhar as movimentações realizadas na mesma, ao longo do ano-calendário.

Sua conta corrente é um registro importante das suas atividades financeiras e, portanto, é vital que você saiba como declará-la corretamente no Imposto de Renda.

Quando se fala em conta corrente, estamos tratando de dinheiro. E toda a movimentação em espécie também precisa ser declarada. A seguir, ensinaremos como fazer isso.

Vale sempre a pena declarar todas as suas contas para evitar problemas com a malha fina, mas, se o seu saldo for inferior a R$ 140, você não precisa se preocupar.

Declarar o saldo da conta corrente no seu Imposto de Renda

A declaração do seu saldo é fácil e, da mesma maneira que outras informações repassadas para a Receita Federal, o contribuinte precisa solicitar o informe de rendimentos.

O informe de rendimentos é crucial para enviar a declaração do imposto de renda, e os bancos começam a liberar esse documento já no início do ano. Por isso, é importante ficar atento para garantir que todas as informações necessárias estejam completas.

O Imposto de Renda não precisa ser uma preocupação quando se trata de depósitos em conta corrente. Isto é porque todos os valores das movimentações estarão incluídos no informe de rendimentos, portanto, o saldo é o que realmente importa.

Para declarar o seu saldo, basta encontrar a ficha "Bens e Direitos" e selecionar conta corrente brasileira, através do código 61, ou no exterior, através do código 62. Isso é tudo o que você precisa fazer para garantir que seu saldo seja declarado corretamente.

Para declarar conta corrente no exterior no Imposto de Renda, é importante informar: saldo em moeda oficial do País onde se encontra a conta; banco; número da conta; alguns detalhes do câmbio, como: valor, paridade na data do envio e contrato.

Isso prova que o contribuinte está sendo sincero e transparente com o Leão, uma vez que está disponibilizando todas as informações necessárias sobre os seus rendimentos, bens e direitos. Ou seja, o contribuinte está sendo transparente com a Receita Federal do Brasil.

Saldos negativos no imposto de renda

Se você fechou sua conta corrente no ano-calendário com saldo negativo, entenda como declarar esse saldo no Imposto de Renda. Isso pode te ajudar a evitar problemas no futuro.

É importante informar na ficha "Dívidas e Ônus Reais", no código 11, se a sua dívida for a partir de R$ 5 mil. Essa informação também consta do documento "informe de rendimentos", por isso a sua importância.

Você precisará informar qual tipo de dívida você tem (por exemplo, cheque especial) para que possamos te ajudar da melhor forma possível.

Vamos começar a separar toda a documentação e nos preparar para o próximo envio. Lembre-se! Você pode contar conosco para outras informações sobre a declaração do imposto de renda. Acreditamos que, com a nossa ajuda, você conseguirá o melhor resultado possível.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia: Declarar no imposto de renda, Doação Recebida