Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda: o Perfil de um Criminoso Conhecido e Famoso Pela Alcunha Lampião

Tempo de leitura: 2 minutos

Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda: o Perfil de um Criminoso Conhecido e Famoso Pela Alcunha Lampião, de Tiago Pavinatto, é um livro que busca desconstruir a imagem de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, como um herói popular. O autor argumenta que Lampião foi, na verdade, um criminoso violento e sanguinário, que se aproveitou da miséria e da desigualdade do sertão nordestino para cometer atrocidades.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, Pavinatto apresenta um panorama histórico do cangaço, descrevendo suas origens, suas características e sua evolução. Na segunda parte, ele analisa a vida e a obra de Lampião, destacando seus crimes e suas atrocidades. Na terceira parte, ele discute as razões pelas quais Lampião foi transformado em um herói popular, especialmente pela esquerda brasileira.

Pavinatto baseia suas análises em uma ampla pesquisa documental, incluindo jornais, revistas, livros e documentos históricos. Ele também utiliza depoimentos de pessoas que conheceram Lampião ou que foram vítimas de seus crimes.

O livro é um trabalho bem fundamentado e documentado. Pavinatto apresenta uma visão convincente de Lampião como um criminoso violento e cruel. No entanto, o livro também tem alguns pontos fracos.

Em primeiro lugar, Pavinatto parece se esforçar demais para demonizar Lampião. Ele o descreve como um monstro sem coração, que não tinha nenhum traço de humanidade. Essa visão é um pouco simplista, e ignora a complexidade da personalidade de Lampião.

Em segundo lugar, Pavinatto não oferece uma análise profunda das razões pelas quais Lampião foi transformado em um herói popular. Ele sugere que a esquerda brasileira criou essa imagem de Lampião para promover sua agenda política, mas não aprofunda essa discussão.

No geral, Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda é um livro interessante e bem escrito. Ele oferece uma visão diferente de um personagem que é frequentemente visto como um herói popular. No entanto, o livro tem alguns pontos fracos que impedem que ele seja um trabalho definitivo sobre Lampião.

Avaliação: 3,5/5

Prós:

  • Pesquisa bem fundamentada e documentada
  • Análise convincente de Lampião como um criminoso violento

Contras:

  • Visão simplista de Lampião
  • Falta de análise aprofundada das razões pelas quais Lampião foi transformado em um herói popular

Leia: Navegando pelo Mundo Digital Entendendo e Acessando a Internet

Click AQUI e Adquira o Livro: Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda: o Perfil de um Criminoso Conhecido e Famoso Pela Alcunha Lampião na AMAZON.com