Declaração do Imposto de Renda simplificada ou completa? Saiba qual é a melhor para os eu caso.

Tempo de leitura: 3 minutos

A diferença entre a declaração do Imposto de Renda simplificada ou completa é que, na declaração completa, você precisa fornecer mais informações sobre sua situação financeira. Já na declaração simplificada, você só precisa fornecer as informações básicas para que seja possível calcular o imposto devido.

Pessoas que possuem um perfil mais complexo, com muitas despesas e receitas, precisam fazer a declaração completa. Já as pessoas que têm um perfil mais simples e com menos movimentações financeiras podem optar pelo modelo simplificado.

O imposto de renda pode ser declarado de duas maneiras: o modelo completo e o simplificado. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, portanto, é importante saber qual se adequa melhor à sua situação. Confira abaixo as principais diferenças entre os dois modelos.

Modelo completo

Na declaração de ajuste anual do imposto de renda, o modelo completo é indicado pra os contribuintes que possuem despesas e receitas altas, portanto, suas despesas com educação e com saúde são regulares.

Despesas dedutíveis são aquelas que podem ser usadas para diminuir o valor final do seu Imposto de Renda. Sendo assim, é importante analisar suas despesas antes de tomar qualquer decisão em relação ao modelo a ser adotado.

Abaixo estão algumas despesas que podem ser abatidas no cálculo do imposto de renda:

  • Despesas com saúde do titular, dependes e alimentados;
  • Despesas com educação do titular, dependes e alimentados;
  • Doações efetuadas;
  • Despesas com previdência provada;
  • Despesas com aluguéis recebidos;
  • Resultado do livro-caixa para autônomos;
  • Despesas com advogado em processo judicial.

As despesas que você e seus dependentes tiverem durante o ano podem ser deduzidas no imposto de renda. Então, se você tem vários dependentes, é mais vantajoso fazer a declaração completa do que no modelo simplificado.

Modelo simplificado

O modelo simplificado da declaração de ajuste anual do imposto de renda é mais vantajoso para contribuintes que não têm muitas despesas dedutíveis. Com esse modelo, é possível utilizar um desconto que é padrão de 20% sobre o total de rendimentos tributáveis do ano da declaração.

Ao optar pelo formato da declaração simplificada, o contribuinte poderá utilizar um desconto de até R$ 16.754,34 - o que é bom para quem não tem despesas que alcance o limite de 20% para abater no imposto de renda.

Analisando suas despesas e receitas do ano anterior, percebeu-se que há poucas despesas dedutíveis. Logo, o modelo simplificado para encaminhar a declaração do Imposto de Renda é a melhor opção. Nesse caso, é importante atentar-se para o seu perfil de contribuinte do imposto de renda.

Examine atentamente suas despesas antes de escolher o modelo da sua declaração, pois a opção pode afetar o valor da sua restituição.

Se você não escolher o modelo de tributação certo para o seu perfil, pode ter problemas na hora de fazer a restituição do imposto de renda. Por exemplo, ao optar pelo modelo simplificado na situação errada, você pode ser limitado em 20% da dedução das suas despesas e acabar recebendo menos na restituição.

Atualmente, para auxiliá-lo na escolha, na medida que você lança seus rendimentos e despesas no programa da declaração de ajuste anual do imposto de renda, o próprio sistema já escolhe por você a melhor opção. Claro! Você pode mudar manualmente o modelo.

Você pode fazer a sua declaração no modelo completo ou simplificado, basta encaminhar-se ao site da Receita Federal e baixar o programa do Imposto de Renda. Se quiser uma forma mais prática e segura, você pode utilizar a ARKA Online Contabilidade para enviar sua declaração.

Leia também: Entenda a declaração dos juros sobre capital próprio no Imposto de Renda

ARKA Online Contabilidade