DEFIS – Simples Nacional: Prazo para envio da declaração

Tempo de leitura: 1 minuto

Todas as empresas optantes do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devido pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) devem apresentar anualmente a DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais.

A DEFIS é uma obrigação anual para empresas que se encontram sob o regime tributário do Simples Nacional e que precisa ser apresentada no mês de março de cada ano.

Apesar de o Simples Nacional proporcionar um ambiente tributário simplificado, reduzindo assim a burocracia, é importante que os empresários observem as obrigações necessárias para se manter em conformidade com o Fisco.

A Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DEFIS) é uma obrigação prevista pela Receita Federal do Brasil para informar detalhes fiscais, societários e econômicos da empresa no último ano-calendário.

Todas as empresas no Simples Nacional devem enviar essa declaração obrigatória até o último dia útil do mês de março.

A DEFIS deve ser transmitida por meio do Portal do e-CAC, empregando o certificado digital.

As empresas inativas ou sem rendimento no ano anterior que se encontram enquadradas na tributação do Simples Nacional são obrigadas a apresentar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais da Pessoa Jurídica (DEFIS).

Não há penalidades aplicadas aos empreendedores que não seguem esta regra, no entanto, a entrega da declaração é indispensável para realizar o cálculo mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), o que influencia diretamente no cumprimento das obrigações fiscais.

Leia: O fator r e a tributação do simples nacional