Declaração do imposto de renda 2023: Receita aumenta o prazo para entrega

Tempo de leitura: 1 minuto

A partir do dia 15 de março, será dada início ao prazo de entrega da declaração do imposto de renda 2023, com término previsto para o dia 31 de maio.

A Receita Federal divulgou, nesta terça-feira (14/2), que a data limite para a entrega das Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 foi prorrogada. Neste ano, o contribuinte terá o período entre 15 de março e 31 de maio para submeter a declaração, que, de modo geral, deveria ser encaminhado até o final de abril.

A Receita alterou o calendário de entrega das declarações para que os contribuintes desfrutem desde o princípio do benefício da declaração pré-preenchida. Esse método de preenchimento facilita que a maioria dos dados sejam completados de forma automática.

A declaração pré-preenchida oferece benefícios significativos aos contribuintes, incluindo menos erros e maior conveniência. Uma vez que a maioria dos dados necessários para a declaração pré-preenchida serão entregues à Receita Federal até o final de fevereiro, há necessidade de estabelecer um limite temporal para conclusão da consolidação dos mesmos.

O Governo anunciará as novas diretrizes da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2023) no dia 27.

Leia: Declaração do imposto de renda de pessoa falecida