Desoneração da folha de pagamento pode compensar custo da saúde com o piso salarial da enfermagem

Tempo de leitura: 2 minutos

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou na última quinta-feira (13) que pretende compensar o custo com o pagamento do piso salarial dos enfermeiros com a desoneração da folha de pagamento da saúde.

Desoneração da folha de pagamento
Desoneração da folha de pagamento

 

Uma das medidas que viabilizará o piso da enfermagem é a retirada de alguns tributos sobre a folha de pagamento que são pagos pelas empresas.

Já na última terça feira (11), foi aprovado pela Câmara dos Deputados um projeto que prevê até R$ 2 bilhões para remediar as finanças de hospitais filantrópicos e Santas Casas, possibilitando o custeamento do piso por estados e municípios.

Sobre a desoneração da folha de pagamento

Durante evento com aliados em Recife, o presidente afirmou que já tratou do assunto com o Ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo Jair Bolsonaro, 17 setores já estão desonerados e que Paulo Guedes considerou compatível a extensão dessa medida à saúde.

Jair Bolsonaro não informou quando a medida começaria a valer, mas afirmou que atualmente os setores não contemplados pela desoneração pagam em média 20% de imposto sobre a folha. A partir da desoneração, esse pagamento passa a ser de 1% até 4% do faturamento bruto da empresa. Ainda, ele afirma que a medida é vantajosa e da mais uma sinalização a essa questão do piso da enfermagem, barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os setores beneficiados, hoje, são os seguintes:

·         Calçados;

·         Call center;

·         Comunicação;

·         Confecção e vestuário;

·         Construção civil;

·         Empresas de construção e obras de infraestrutura;

·         Couro;

·         Fabricação de veículos e carroçarias;

·         Máquinas e equipamentos;

·         Proteína animal;

·         Têxtil;

·         Tecnologia da informação (TI);

·         Tecnologia da comunicação (TIC);

·         Projeto de circuitos integrados;

·         Transporte metroferroviário de passageiros;

·         Transporte rodoviário coletivo;

·         Transporte rodoviário de cargas.

O piso salarial da enfermagem

No início de agosto, o Congresso Nacional aprovou e o Presidente da República sancionou o piso salarial da enfermagem de R$ 4.750 para enfermeiros. O piso para auxiliares e parteiras corresponde a 50% desse valor, e para técnicos de enfermagem, 70%.

Contudo, a regra foi suspensa pelo STF. O ministro Luís Roberto Barroso suspendeu o piso a pedido do setor de hospitais privados e deu 60 dias aos serviços de saúde, públicos e particulares, para que eles apresentassem relatório com o impacto da aplicação do piso salarial. A liminar foi confirmada pelo Tribunal, em sessão do plenário virtual, por 7 votos a 4.

Barroso entendeu que o Congresso Nacional não indicou a fonte de recursos para o pagamento do piso salarial dos enfermeiros e que, portanto, havia o risco de colapso no sistema de saúde.

 

Leia também: O que empresa e funcionário precisam saber sobre 13º salário

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade