Dívidas com mais de 5 anos prescrevem?

Tempo de leitura: 3 minutos

As dívidas com mais de 5 anos, assim como outros direitos, estão sujeitas a prazos de prescrição. Isso significa que após um determinado período de tempo, o credor perde o direito de cobrar a dívida. No Brasil, o prazo de prescrição para as dívidas é de cinco anos, a contar da data em que o devedor deixou de pagar a dívida. Isso significa que após cinco anos, o credor não pode mais cobrar a dívida por meios judiciais. Apesar disso, a dívida persiste. Esta relação desfavorecida entre credor e devedor não desaparece com o decorrer do tempo. Ainda que se passassem os cinco anos, o débito permaneceria ativo e precisaria ser satisfeito.

As dívidas somem após 5 anos?

As dívidas não "somem" após cinco anos de prescrição, mas o credor perde o direito de cobrá-las legalmente. Isso significa que o devedor não é mais legalmente obrigado a pagá-las, mas isso não significa que a dívida desapareceu. A dívida ainda pode ser considerada como um passivo financeiro e afetar o crédito do devedor. Além disso, algumas dívidas, como as tributárias, possuem prazos de prescrição maiores do que cinco anos.

O credor pode cobrar dívida após 5 anos?

Após o prazo de cinco anos de prescrição, o credor perde o direito de cobrar a dívida legalmente, isso significa que ele não pode mais entrar com uma ação judicial para exigir o pagamento da dívida. No entanto, isso não significa que o credor não possa tentar cobrar a dívida de outras maneiras, como por meio de negociação direta com o devedor. Ainda assim, o devedor não é legalmente obrigado a pagar a dívida após o prazo de prescrição. Mas é importante lembrar que, mesmo após o prazo de prescrição, a dívida pode afetar o crédito do devedor.

Dívida vencida com mais de 5 anos pode ser regularizada?

Uma dívida vencida com mais de cinco anos pode ser regularizada, mas isso dependerá das circunstâncias específicas da dívida e do acordo entre o credor e o devedor.

Uma opção é o credor e o devedor chegarem a um acordo para o pagamento parcelado da dívida, ou mesmo uma negociação para o pagamento de uma parte da dívida. Isso pode ser uma forma de regularizar a dívida, mas essa regularização não garante que a dívida esteja completamente quitada. É importante que qualquer acordo seja registrado por escrito e que ambas as partes estejam cientes das condições e termos do acordo.

Outra forma de regularizar uma dívida é solicitando ao credor a inclusão dela em programas de renegociação de dívida, como os que são oferecidos por instituições financeiras e pelo próprio Governo. Nesses programas, é possível realizar parcelamentos mais vantajosos e até mesmo descontos no valor da dívida.

É importante lembrar que regularizar a dívida não significa que ela foi extinta, e as informações sobre a dívida vencida com menos de 5 anos poderão constar nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA, afetando o score e a capacidade de crédito do devedor.

Conclusão

As dívidas podem prescrever após 5 anos, conforme as leis no Brasil. No entanto, é importante notar que a prescrição não impede que as dívidas sejam cobradas antes disso, e é recomendável sempre procurar informações e orientações específicas sobre a situação de suas dívidas junto aos credores ou a um especialista em matéria de direito financeiro.

Leia: Pessoas Físicas e Jurídicas passam a ter movimentação financeira monitorada pelo Governo