Drex vs. Pix: O Futuro dos Pagamentos Digitais no Brasil

Tempo de leitura: 2 minutos

O avanço tecnológico tem revolucionado o sistema financeiro global, e o Brasil não fica atrás com suas inovações. Recentemente, o país introduziu o Drex, uma representação digital do real, gerando curiosidade e comparações com o já estabelecido Pix. Mas, qual é a real diferença entre eles e como isso impacta o consumidor brasileiro?

O que é o Drex?

Lançado em agosto, o Drex é a versão digital do real, conhecido também como CBDC brasileira. Ao contrário do que muitos pensam, ele não foi criado para substituir ou competir com o Pix. Na verdade, o Drex representa uma nova forma da moeda física, mantendo paridade com o real. Ele opera via DLT (blockchain), permitindo transações instantâneas entre diferentes instituições financeiras.

E o Pix?

O Pix, por sua vez, é um sistema de pagamento instantâneo, amplamente aceito e utilizado para transações cotidianas. Ele facilita pagamentos e transferências, tornando-os mais rápidos e eficientes.

Drex e Pix: Complementares, não concorrentes

A principal distinção entre os dois é o propósito. Enquanto o Pix é ideal para pagamentos simples do dia a dia, o Drex é mais adequado para situações que exigem condições ou garantias. Por exemplo, ao comprar um carro, o Drex pode garantir que o dinheiro só será transferido quando o comprador receber o DUT (documento único de transferência) do veículo. Isso traz uma camada adicional de segurança para transações de alto valor.

Além disso, o Drex abre possibilidades inovadoras, como fazer empréstimos usando títulos do Tesouro Direto como garantia, sem a necessidade de sacá-los. Isso significa que os títulos continuam rendendo na conta do titular, sendo sacados apenas em caso de inadimplência.

Conclusão

O surgimento do Drex não sinaliza o fim do Pix, mas sim a evolução do sistema financeiro brasileiro. Ambos têm seus méritos e atendem a diferentes necessidades do mercado. Enquanto o Pix simplifica transações diárias, o Drex promete revolucionar a forma como lidamos com ativos e garantias. Juntos, eles representam um passo significativo para um futuro financeiro mais digital e seguro no Brasil.

Leia: Brasil Registra Queda na Criação de Vagas de Trabalho em Agosto de 2023